quinta-feira, novembro 22, 2012

o nasceu para estar dentro de jarros...

GABRIELA
CRAVO
E
CANELA

Episódio Nº 145


Acho que você fez muito bem, matar por ciúmes é uma barbaridade. Só mesmo em Ilhéus isso ainda acontece. Ou entre gente muito pouco civilizada. Você fez muito bem.

 - Vou embora de Ilhéus…

A esposa de João Fulgêncio entrou na porta da sala, avisava.

 - João, tem gente te procurando. Seu Nacib, vou-lhe trazer um café.

João Fulgêncio demorou um bocado. Nacib não tocou no Café. Estava vazio por dentro, não tinha fome nem sede, só uma dor. O livreiro apareceu, procurou um livro na estante, disse:

 - Daqui a um minuto volto.

Voltou para encontrá-lo na mesma posição, o olhar abstracto. Sentou-se a seu lado, pôs-lhe a mão na perna:

 - Ir embora de Ilhéus acho grossa besteira.

 - Como posso ficar? Para se rirem de mim?

 - Ninguém vai se rir…

 - Você não, que é bom. Mas os outros…

 - Me diga uma coisa, Nacib: se em vez de esposa fosse só sua rapariga, você ia embora, se importava?

Nacib pesou a pergunta, reflectindo:

 - Ela era tudo para mim. Por isso casei, se lembra?

 - Lembro e até lhe avisei.

- A mim?

 - Recorde-se. Eu lhe disse: tem certas flores que murcham nos jarros.

Era verdade, nunca se tinha lembrado daquilo. Não dera importância. Agora compreendia, Gabriela não nascera para jarros, para casamentos, para marido.

 - Mas se fosse apenas rapariga? – continuava o livreiro – você ia embora de Ilhéus? Não falo do sofrimento, a gente sofre porque quer bem, não porque é casado.

Porque é casado, a gente mata, vai embora.

 - Se fosse rapariga, ninguém ia rir de mim. Com as pancadas bastava. Você sabe tão bem como eu.

- Pois fique sabendo que você não tem nenhum motivo para ir embora.

Casei com ela com juiz e tudo. Você mesmo assistiu.

João Fulgêncio tinha um livro na mão, abriu numa página:

 - Isso aqui é o Código Civil. Ouça o que diz o Artigo Nº 219
 Parágrafo 1º, Capítulo VI, do livro 1. É o direito de família, na parte do casamento. Veja: aqui diz que um casamento é nulo quando há erro essencial de pessoa.

Nacib ouviu sem grande interesse, não entendia nada daquilo.

Seu casamento é nulo e anulável, Nacib. Basta você querer e não só deixa de ser casado, é como se nunca tivesse sido. Como se tivesse sido só amigado.

Como é isso? Explique direito – interessou-se o árabe.

Site Meter