quinta-feira, dezembro 20, 2012


ENTREVISTA FICCIONADA
COM JESUS Nº 93 SOB O TEMA:
 “DEUS OU O DINHEIRO”





RAQUEL - Sim, um momento, por favor… Não, senhor, nas Emissoras Latinas respeitamos a liberdade de opinião de todos nossos convidados, e ainda mais se for Jesus Cristo… Creio que estamos com um grande problema…

JESUS - O que está acontecendo, Raquel?

RAQUEL -  É que depois do debate com o Papa, o telefone não deixou um só minuto de tocar. O público, quer dizer, uma parte do público, está indignada com as suas palavras. Dizem que vão nos denunciar se não fecharmos de imediato estes programas.

JESUS - E o que os incomoda tanto?

RAQUEL - É que o senhor ofendeu o Santo Papa.

JESUS - Eu? Esse homem é que ofende aos pobres. Como pode falar em meu nome vestido como um imperador? Eu falei bem claro. Não se pode servir a dois senhores, a Deus e ao dinheiro.

RAQUEL - Sejamos razoáveis, Jesus Cristo. No Vaticano, nas igrejas, há pinturas, esculturas, jóias de muito valor… são obras de arte.

JESUS - Raquel, nesta viagem tenho visto muitos homens e muitas mulheres pobres, e crianças com fome. Eles são a maior obra de arte. Imagem e semelhança de Deus… Todos os tesouros e as riquezas que guardam esses templos, não valem nem um deles.

RAQUEL -  Sim, mas…

JESUS - Tu és mãe, Raquel, não é?

RAQUEL - Sim, tenho dois meninos.

JESUS - E se visses os teus filhos passando fome,  atrever-te-ias a colocar anéis de ouro e a te vestires com luxo e com coroas?

RAQUEL - Bom, dito assim…

JESUS - É que não há outra forma de dizer.

RAQUEL - Está bem, mas, o que podem fazer com tudo isso que possuem, vender?

JESUS - Que vendam, que doem, façam o que quiserem. Mas em verdade te digo que esses camelos não passarão pelo olho da agulha.

RAQUEL - Um telefonema… Sim, alô?... Pepe Rodríguez, o pesquisador? Que óptimo… Quer opinar sobre o recente debate com o Papa?

PEPE - Sim, Jesus Cristo esteve magnífico. E queria te informar que, além da insensibilidade social que ele demonstra, toda essa riqueza que viram através da televisão do Vaticano foi roubada.

RAQUEL -  Como roubada? O senhor se refere ao negócio das indulgências que comentamos em outro programa?

PEPE -  Não, eu me refiro à doação de Constantino.

RAQUEL - Poderia explicar melhor?

PEPE -  Escute, Raquel, e escute também Jesus Cristo. Quatro séculos depois da morte daquele sinistro imperador romano Constantino, a Igreja Católica trouxe à luz um documento que disse estar escrito pelo próprio punho de Constantino.

RAQUEL - E o que dizia esse documento?

PEPE - Que o imperador presenteava à igreja de Roma, na pessoa do papa Silvestre, seu palácio pessoal.

JESUS - Um palácio para um representante meu?

PEPE - Doava-lhe também as insígnias imperiais e o traje real de púrpura. Esse manto vermelho que até hoje os papas usam não passa de um "souvenir" de Constantino.

RAQUEL -  Difícil de acreditar...

PEPE - Mas agora vem o melhor. No tal documento, Constantino doava ao Papa a cidade de Roma, e ainda lhe doava a Itália inteira, ou seja, as províncias ocidentais do império, milhões e milhões de hectares, meia Europa...

RAQUEL -  Mas Constantino tinha realmente assinado isso?

PEPE - Não, a famosa Doação de Constantino era um documento falsificado por ordem de outro papa, Estevão Segundo. Foi assim que a igreja romana acumulou uma riqueza tão colossal que ainda hoje continua vivendo das rendas daquele roubo.

JESUS - Não posso acreditar no que estou ouvindo.

RAQUEL - Obrigada, Pepe Rodríguez.  Uff… Jesus Cristo, tento manter a imparcialidade jornalística, mas...

JESUS - Pois eu não. Os sacerdotes do meu tempo eram cobrinhas ao lado dessa raça de víboras.

RAQUEL - Creio que é melhor terminar o programa. De Jerusalém e para as Emissoras Latinas, falou Raquel Pérez.


Site Meter