quarta-feira, janeiro 02, 2013


ENTREVISTA FICCIONADA COM JESUS
 Nº 94 SOBRE O TEMA: “LENDAS NEGRAS”

JESUS - Espere um momento, Raquel, que quero conversar com aquela senhora que vende umas sandálias de couro bom. As minhas já estão gastas de tanto ir e vir nestes dias.


RAQUEL - Deixe isso para outro momento, Jesus Cristo… Acabamos de receber um protesto violento de um canal católico... Vem de um programa intitulado Lendas Negras…

JESUS - Lendas negras?

RAQUEL- Sim, é um termo racista, mas…

JESUS - Tem algo a ver comigo por eu ser moreno?

RAQUEL- Não, não, é que… Melhor que eu explique depois.

JESUS - E o que dizem esses católicos?

RAQUEL -  Que tudo o que difundimos nos últimos programas, e nos primeiros também, é infundado, uma infâmia, uma calúnia dos inimigos da Igreja. Já estamos no ar?... Sim, alô?

SENHORA - Mas, como é possível que esse charlatão, que se faz passar por Jesus Cristo, continue falando na sua emissora?

RAQUEL - Bom, senhora…

SENHORA - E você, senhorita jornalista, quanto estão lhe pagando, hein? E aos que escrevem os programas?

RAQUEL-  O que acontece é que…

SENHORA - Uns ressentidos contra a Igreja. Já averiguamos quem são, os mesmos que escreveram a balela de Um Tal Jesus. Mas tenham certeza, não se sairão bem dessa!

RAQUEL - Nota-se que a senhora é muito “cristã”. Outra ligação… Sim, diga-me?

SACERDOTE -  É um sacerdote católico que lhe fala. Muitas das coisas que vocês disseram e denunciaram, eu já conhecia e concordo com vocês. Mas me parecem… inoportunas. O que vocês procuram trazendo tudo isto à tona? O que querem? Sujar a Igreja? Estão contribuindo com algo à fé do povo? Isso é uma crítica construtiva?

JESUS - Diga-lhe que há um tempo para plantar e outro para colher.

SACERDOTE -  Que a Igreja é pecadora? Já sabíamos. Mas também é santa. “Casta meretrix”. Que a Igreja cometeu erros?... Sim, claro, que instituição não os comete? Mas roupa suja se lava em casa.

JESUS - Diga-lhe que se são sujos, se lavam à vista de todos. O que se manteve na obscuridade tem que ser dito à luz do dia. Porque só a verdade nos faz livres.

SACERDOTE - Enfim, rezarei por vocês. Que Deus os perdoe. Também a esse Jesus Cristo.

JESUS - Assim seja.

RAQUEL - Temos outra ligação. Mas agora responda o senhor mesmo, porque já estou com as orelhas quentes…

AVÓ - Bom dia. Eu queria falar com Jesus Cristo.

JESUS - Pois está falando com ele.

AVÓ - O senhor é Jesus Cristo?

JESUS E a senhora deve ter já seus tantos anos, verdade?

AVÓ - 87 anos, filho. E me doem todos os ossos.

JESUS - A senhora fala como minha avó Ana, que descansa em paz.

AVÓ -  Eu não liguei para insultar, Jesus Cristo, mas para chorar.

JESUS -  E por que quer chorar, avó?

AVÓ - Eu tenho lhe ouvido, rapaz e… e creio que tem razão. O que diz é a pura verdade. Mas não me deu paz, me deu a espada. Meu coração está cortado.

JESUS - Como o de minha mãe, quando fui ao Jordão e comecei a proclamar o Reino de Deus.

AVÓ - Eu vivia tranquila com meu rosário e meus santos e minhas velas… E agora, lhe ouvindo, já não sei nem o que pensar…

JESUS - É que pensar dói.

AVÓ -  E minha fé, o que resta agora de minha fé depois de saber estas coisas?

JESUS - Resta-lhe o amor, vó. E a esperança. Deus não falhará contigo. Ele não me faltou. Na verdade lhe digo que quando a senhora descansar estará comigo no paraíso.

RAQUEL  - Temos que cortar a comunicação, Jesus Cristo. Adeus, avó. Estão nos procurando, Jesus Cristo. A polícia israelita diz que o senhor é um perigo para a segurança nacional.

JESUS - Pois sacudamos as sandálias, Raquel. Em Jerusalém matam os profetas. O digo por experiência. Melhor irmos para a minha terra, a Galiléia. Ali podemos continuar conversando no pouco tempo que me resta.

RAQUEL - Como? Já vai?

JESUS - Em breve, Raquel. Já está na hora.

RAQUEL -  Pois eu também vou embora, mas do ar. Cambio e desligo. Raquel Pérez, Emissoras Latinas, Jerusalém. 

Site Meter