sexta-feira, março 22, 2013

A EMOÇÃO FAZ-NOS HUMANOS

O vídeo é um trecho do filme "O Concerto", baseado na história que se passou na Rússia, em 1980, quando o maestro Andrei Filipov , o melhor Chefe de Orquestra da União Soviética, a afamada Orquestra de Bolchoi, ele e alguns músicos foram expulsos por não terem aceite separarem-se dos seus músicos judeus.  O maestro aceitou ficar com o lugar de empregado de limpeza, para poder sobreviver.


Certo dia ele interceptou um fax do famoso Teatro Chatelet de Paris que convidava a Orquestra que tinha sido sua, para tocar, por não saberem que a mesma estava provisoriamente suspensa.
O maestro teve, então, a brilhante ideia de reunir os músicos despedidos e apresentar-se em Paris como se fosse a Orquestra de Bolshoi.

Antes da apresentação, um grupo de amigos, sem que o maestro soubesse, substituiu o solista da orquestra por uma desconhecida violinista que era, sem ele saber, a sua própria filha que, em razão da perseguição que sofreram do regime ditatorial russo, a sua esposa e amigos entregaram, com apenas seis meses, a uma violoncelista francesa que a levou para Paris dentro do estojo do seu violoncelo.


Vejam a cena final desta obra cinematográfica. A música da cena é "Concerto para Violino" de Tchaikovsky ...O Dia do Reencontro...

Site Meter