terça-feira, maio 21, 2013


JUBIABÁ

Episódio Nº 21



Não era muito popular no morro o negrinho António Balduíno. Não que fosse pior que os outros. Brincava com eles, jogava com eles futebol com bola feita de bexiga de boi, ia espiar as negras mijarem no areal que ficava por detrás da Baixa dos Sapateiros, furtava frutas nos tabuleiros, fumava cigarros baratos, dizia palavrões cabeludos.

Porém não era por estas coisas que não gostavam dele. Não gostavam por que era quem pensava todas as maldades que os garotos faziam no morro, saíam da cabeça dele todas as ideias de brincadeiras esquisitas, de molequeiras inconfessáveis.

Não fora dele a ideia de irem todos os moleques assistirem à festa do Bonfim? Saíram por volta das três horas da tarde e até às três da manhã não haviam chegado.

As mães corriam aflitas de casa em casa, algumas choravam, os pais saíram a procurar. Para os meninos é que a aventura foi admirável: andaram a cidade quase toda, gozaram a festa até ao fim, brincaram até cansar e só se lembraram de voltar quando já não aguentavam mais de sono.

Haviam furtado tabuleiros de negras que vendiam doces, tinham beliscado muita coxa de moça, tinham brigado também.

Quando voltaram, já dia claro, vinham amedrontados na certeza da surra. E diziam aos pais:

 - Foi Balduíno quem me chamou…

Porém neste dia a velha Luísa não bateu em Balduíno. Alisou a cabeça do sobrinho dizendo:

 - Eles foram por que quis, não é meu filho?

Também Jubiabá gostava de António Balduíno. Falava com ele como se ele fosse homem. E o pretinho ia tomando amizade ao macumbeiro.

Respeitava-o porque ele sabia tudo e solucionava todas as questões entre os homens do morro. E curava todas as doenças e fazia feitiços fortes e era livre, não tinha patrão nem horário de trabalho.


Noite alta, certa vez, gritos dolorosos de socorro espantaram a paz do morro. As casas se abriram, homens e mulheres para a rua com os olhos meio fechados de sono. Era na casa de Leopoldo.

Mas os gritos já tinham acabado, só vinham gemidos baixinhos. Correram para lá. A porta de tábua de caixão estava aberta, a tramela rebentada, e dentro Leopoldo estrebuchava com duas facadas no peito. O sangue fazia poça em redor.

Leopoldo se suspendeu e depois caiu para não levantar mais. Saiu uma golfada de sangue pela boca e alguém meteu na sua mão uma vela acesa. Falavam em voz baixa. Uma mulher começou a rezar uma oração de moribundos. E a casa se encheu aos poucos.

Era a primeira vez que alguém entrava na casa de Leopoldo. Ele não queria ninguém lá. Homem de poucas relações, não tinha intimidades e desde que se mudara para o morro nunca visitara ninguém.

Só uma vez foi a casa de Jubiabá e passou lá muitas horas. Mas ninguém soube o que ele disse ao pai de santo.

Trabalhava de carpina e bebia muito. Quando bebia na venda de seu Lourenço ficava ainda mais sorumbático e dava sem motivo socos no balcão. António Balduíno tinha medo dele.

Site Meter