terça-feira, julho 16, 2013

JUBIABÁ

Episódio Nº 60


Sim, eles entrariam na “feira”, porque estavam com Oxalá que é o maior dos Orixás.

Oxolufã, que era Oxalá velho, só reverenciou Jubiabá. E dançou entre as “feitas” até que Maria dos Reis caiu estremunhando no chão, assim mesmo estremunhando o corpo no jeito da dança, espumando pela boca e pelo sexo.

Na sala estavam todos enlouquecidos e dançavam todos no som dos atabaques, agogôs, chocalhos, cabaças. E os santos dançavam também ao som da velha música de África, dançavam todos os quatro entre as “feitas” ao redor dos ogans.

E eram Oxossi, o deus da caça, Xangô, deus do raio e do trovão, Omolu, deusa da bexiga, e Oxalá, o maior de todos, que se espojava no chão.


No altar católico que estava num canto da sala, Oxossi era São Jorge: Xangô, São Jerónimo, Omolu, São Roque e Oxalá, o Senhor do Bonfim, que é o mais milagroso dos santos da cidade negra da Baía de Todos os Santos e do pai de santo Jubiabá.

É o que tem a festa mais bonita, pois a sua festa é toda como se fosse candomblé ou macumba.

Na sala tinham oferecido pipocas à assistência e lá dentro foi servido xinxin de bode e de carneiro com arroz de auçá. Nas noites de macumba os negros da cidade se reuniam no terreiro de Jubiabá e contavam as suas coisas.

Ficavam conversando noite afora, discutindo os casos acontecidos nos últimos dias. Mas naquela noite estavam meio encabulados por causa do homem branco que tinha vindo de muito longe só para assistir à macumba de pai Jubiabá.

O homem branco comera muito xinxin de bode e lambera os beiços com o arroz de auçá. António Balduíno soubera que este homem fazia A B C e andava correndo o mundo todo.

No princípio pensara que ele fosse marinheiro. O Gordo afirmava que ele era andarilho. Fora aquele poeta que comprava os seus sambas quem lhe trouxe o homem branco.

O homem queria ver as macumbas e o poeta disse que só António Balduíno tinha prestígio para conseguir que ele penetrasse na macumba de Jubiabá.

Mas, apesar dos elogios, António Balduíno não se sentira muito disposto a falar a Jubiabá. Isso de levar brancos, e principalmente desconhecidos, para as macumbas, não dava certo. Podia ser um polícia que ia só para prender todo o mundo.

Uma vez tinham metido Jubiabá na chave, o pai de santo passara a noite lá e tinham levado Exu. Foi preciso que Zé Camarão, que era finório como ele só, fosse buscar o Orixalá na própria sala de delegado, nas barbas do soldado.

Quando o malandro chegara com o Exu debaixo do casaco foi uma festa. E houve uma macumba que durou a noite toda para desagravar Exu que estava furioso e podia perturbar as outras festas depois.

Era por isso que António Balduíno não queria levar o branco. E só falou com Jubiabá quando o estudante negro, que se dava com ele, veio pedir:

 - Eu garanto pelo homem… É como se fosse eu… 

Site Meter