terça-feira, agosto 06, 2013

                  FAUNA AFRICANA                 

                         Rinoceronte Preto

Algumas espécies e subespécies de rinocerontes, ameaçadas por caçadores furtivos devido ao uso dos seus cornos na medicina tradicional asiática, estão cada vez mais em risco de extinção, noticiou a agência AFP. (Inf. publicada em Nov. de 2011).

Os povos asiáticos, com os seus estranhos, caprichosos, errados e criminosos costumes, estão na origem da eliminação de espécies de animais soberbos, no maior atentado à natureza que se pode imaginar. Rinocerontes, tigres, ursos, elefantes, tubarões... podem vir a desaparecer por sua causa numa demonstração de uma actividade totalmente irresponsabilidade que, como ilegal e clandestina, torna-se muito difícil de combater porque há sempre dinheiro para pagar seja o que for e quem for.

Uma das subespécies de rinoceronte de Java, na Indonésia, provavelmente, desapareceu em 2010 no Vietname, fruto da caça furtiva.

É um animal ameaçado de extinção, por causa das presumíveis propriedades medicinais dos seus chifres. É um animal atarracado e muito forte. É neurasténico por natureza. Tem um sentido da vista muito fraco. Há um pequeno pássaro que o avisa, sempre que há algum perigo eminente por perto. É um passarito de bico vermelho, um pouco maior que um pardal comum.

É um dos animais mais antigos da terra. O rinoceronte tem um ouvido e um olfacto apurados.Vive nas florestas que bordam as savanas. Come folhas, frutos silvestres, raízes e tubérculos. Pesa em adulto cerca de 2000 kg - Altura 1,5 m … medida na espádua - A sua caça clandestina reduziu de forma terrível o seu número no Continente Africano. De 1970 para esta data o número de rinocerontes pretos foi reduzido em 90 %. Apesar de toda a vigilância e esforços não tem sido possível protegê-lo eficazmente.





Site Meter