quarta-feira, janeiro 15, 2014

Raízes da Religião
(continuação)

Richard Dawkins





A teoria geral da religião como subproduto acidental – um tiro falhado de algo útil – é aquela que defendo e a título de exemplo continuarei a fazer uso da minha teoria da “criança crédula” cujo cérebro é, por bons motivos, passível de ser infectado por “vírus” mentais.

Por que motivo se manifesta a “infecção” sob a forma de religião e não sob a forma de… bem, de quê?

Parte do que quero dizer é que não importa que tipo concreto de disparate vai infectar o cérebro da criança. Uma vez infectada, ela vai crescer e infectar a geração seguinte com o mesmo disparate, qualquer que ele seja.

Uma panorâmica antropológica dá-nos conta da diversidade das crenças irracionais humanas. Uma vez entrincheiradas numa cultura, perduram, desenvolvem-se e espalham-se, de uma forma que faz lembrar a evolução biológica. Por vezes os feitiços e encantamentos vão inspirar-se no mundo real e de um modo trágico. A crença de que o corno do rinoceronte, uma vez reduzido a pó possui propriedades afrodisíacas, o que é absolutamente absurdo tem a sua origem na suposta semelhança entre um corno e um pénis viril.

Presumo que as religiões, tal como as línguas, evoluem de uma forma bastante aleatória mas também de uma forma interesseira, que favorece a própria religião quando, por exemplo, ensinam a doutrina, segundo a qual, as nossas personalidades sobrevivem à morte física. A própria ideia de imortalidade sobrevive e alastra porque vai ao encontro dos que tendem a tomar os desejos por realidade. E esta ilusão tem o seu valor porque a psicologia humana encerra uma tendência quase universal para permitir que a crença se deixe colorir pelo desejo.

Parece não haver dúvidas de que muitos dos atributos da religião estão bem ajustados ao esforço de ajudar à sobrevivência da própria religião.

Martinho Lutero tinha a clara consciência de que a razão era a arqui-inimiga da religião e muitas vezes advertiu para os seus perigos:

«A razão é o maior inimigo da fé; nunca vem em auxílio das coisas espirituais, e as mais das vezes luta contra o verbo divino, tratando com desprezo tudo o que emana de Deus».

E mais adiante continua:

«Quem quiser ser cristão deve arrancar os olhos à sua própria razão»

E continua:

«A razão deve ser destruída em todos os cristãos»

Lutero não teria nenhuma dificuldade em conceber ou desenhar de forma inteligente aspectos ininteligentes de uma religião para ajudá-la a sobreviver.

«A verdade, em religião, não é senão a opinião que sobreviveu»
 
Óscar Wilde

Site Meter