quarta-feira, março 12, 2014

Para onde seguir? - Que fazer?...
Temos Que Melhorar

Como Cidadãos










Retratei ontem, pela pena de Miguel Sousa Tavares, num texto de 2009 publicado no Expresso, um Portugal como país de anedota, governado por gente de fraco senso na cabeça e os exemplos apresentados iam todos nesse sentido.

Miguel Sousa Tavares é um homem de gostos naturais, sensibilidade apurada e amante de um Portugal "selvagem" e eu, que ainda tive oportunidade de conhecer um bocadinho esse Portugal esquecido, do antigamente, das aldeias cheias de gente, da agricultura intensiva, das hortinhas já trabalhadas ao pôr do sol depois de um dia de trabalho compreendo-o.

Quando os caminhos do campo eram percorridos intensamente a pé ou de bicicleta, o mato era roçado para a cama dos animais e os fogos passavam despercebidos na ausência, ainda, das grandes extensões de eucalipto .

As críticas de MST que têm a ver com muitas das decisões políticas de hoje, do portugal Europeu mas que reflectem, igualmente, uma nostalgia pelo Portugal paisagístico de há sessenta ou setenta anos atrás quando não havia dinheiro nem para mandar cantar um cego.

Sem dúvida, que muitas coisas se fizeram neste país apenas porque havia dinheiro...dinheiro negociado em Bruxelas aos milhões na sequência dos Apoios Comunitários e cujo objectivo era proporcionar aos portugueses mais desenvolvimento, melhor qualidade de vida, aproximá-los dos cidadãos dos restantes países da Europa Central.

Habituados a "contar os tostões", de repente vimo-nos com a tarefa de gastar milhões, demasiados milhões para a nossa capacidade de os aplicar: por deficiências humanas da nossa máquina administrativa e de um sector privado que, pela primeira vez na vida do país, tinha um Estado ávido de gastar dinheiro dentro de determinados prazos sob o risco de ter que o devolver... e ela, a sociedade civil, os espertalhucos, não se fizeram  rogados.

Gabinetes de Contabilidade e Projectos encarregaram-se, a troco de boas comissões, ensinar as pessoas a obter dinheiro do Estado.

Estávamos ainda no primeiro governo de Cavaco Silva, tínhamos acabado de negociar o 1º Quadro Comunitário de Apoio e aconteceu um bocadinho daquilo que sucede quando "um pobrezinho" recebe a taluda do euromilhões: uma boa parte dele não foi aplicado em benefício do destinatário, neste caso, o país.

Esta auto-estrada, a A6, do Alentejo Central, concluída em 2009, referida por MST, parece realmente uma auto-estrada fantasma. Já o comprovei nas minhas idas a Espanha, quando vou de férias.

No fundo, é um luxo que está ali, mas podíamos ter deixado de a fazer? Para quantas gerações se faz uma auto-estrada?

- Como se teria aplicado o dinheiro que veio da Comunidade para a construir?

 - Teriam sido os Apoios bem negociados quanto aos seus objectivos?

- Em caso afirmativo terão sido depois bem aplicados?

 - Em última análise tinha Portugal alguma outra saída que não a de se integrar na Comunidade Europeia com todas as vantagens e desvantagens daí decorrentes?

Todas estas questões são legítimas mas na opinião das pessoas mais responsáveis e entendidas, umas mais europeístas que outras, a resposta é não.

Muitos dos erros cometidos ao longo de todo este processo devem ser imputados a nós, portugueses, que enfermamos de todos aqueles vícios que MST tão bem conhece e denuncia.

Entrámos, agora, num período de expiação dos erros cometidos e não sabemos bem onde ele nos vai levar porque ignoramos dados do problema que não têm a ver connosco mas sim com a Europa e com o Mundo.

Entre nós, discute-se, neste momento, se devemos ou não renegociar a Dívida Pública, uma bagatela de mais de 200 mil milhões de euros, cerca de 130% do PIB que, não têm condições para serem pagos nos actuais prazos de liquidação e ao preço a que está estabelecido pela simples razão de que não há milagres...

Veio logo o 1º Ministro gritar:

 - Nem pensar! Não renegociamos nada! Vamos pagar tudo, tim-tim por tim-tim, conforme está previsto!

Acalmem-se os mercados, ou seja, os credores. O governo não fará nada, nem dirá nada que possa contribuir para agravar a taxa de juros dos empréstimos que temos de continuar a contrair para a máquina do Estado poder a funcionar – é o que todos pensamos à boca calada... ou já se esqueceram o que aconteceu à taxa de juro a quando da carta de Paulo Portas, no Verão passado, a dizer que se ia embora?...

Vivemos tranzidos de medo pelo dia de amanhã, do que pode acontecer na Europa, na disposição da Sra Merkel, no que pensam os credores, as Agências de Notação e agora até do Sr. Putin de quem depende a paz na Ucrânia...

Não fazer nada nem dizer nada é a política do 1º Ministro do nosso país com muita gente a apoiá-lo, muitos deles em silêncio....um silêncio de tudo e de todos, um silêncio de morte. 

Site Meter