quarta-feira, abril 30, 2014

As famigeradas "trincheiras" da 1ª G. G. Mundial.
UMA LIÇÃO

DE HISTÓRIA


A 1ª Grande Guerra Mundial

(continuação – VII parte)









A Guerra de 1914-18 foi a 1ª guerra global e marca o início da era contemporânea e Portugal participou nela quer na Europa quer em África, tanto em Angola como em Moçambique.
Conhecida, até o início da Segunda Guerra Mundial, como a Guerra das Guerras, foi uma guerra global centrada na Europa, que começou em 28 de Julho de 1914 e durou até 11 de Novembro de 1918.
O conflito envolveu as grandes potencias de todo o mundo, que se organizaram em duas alianças opostas:  
- Os Aliados, com base na união entre Reino Unido, França e Rússia em confronto com:
- Alemanha, a Áustria e a Hungria. A Itália acabou por lutar pelos Aliados.
Ao todo, foram mais de 70 milhões de militares, sendo que 60 foram europeus. Mais de 9 milhões de combatentes foram mortos em parte devido às novas tecnologias. No fim, abriu-se caminho a várias mudanças políticas.

As ambições políticas imperialistas estiveram na origem deste grande conflito sendo que o assassinado do Arquiduque Francisco Fernando da Áustria, herdeiro do trono da Áustria e da Hungria, terá funcionado apenas como gatilho.
Em 28 de Julho iniciou-se o conflito com a invasão da Sérvia pelo exército austro-húngaro logo seguido pela Alemanha que invadiu a Bélgica, a França eo Luxemburgo e a Rússia que atacou a Alemanha.
Esta guerra ficou também conhecida pela “guerra das trincheiras” porque durante cerca de 3 anos, até 1917, estabeleceu-se uma situação de impasse numa denominada “linha da frente”, enquanto o exército Russo, na frente Oriental, lutou com sucesso contra as forças austro-hungaras mas foi forçado a recuar pelo exército alemão.
Entretanto, o Império Russo desmoronou-se e em Março de 1917 deixou a guerra após a Revolução de Outubro. 
Os Estados Unidos que até 1917 participaram na guerra apenas como fornecedores de armamento e de artigos industrializados, passaram a ser alvo dos submarinos alemães que afundavam os barcos que transportavam esses produtos o que tornou a neutralidade americana insustentável.
Por outro lado, a saída da Rússia enfraqueceu os aliados que, perdendo a guerra, não pagariam aos Estados Unidos as enormes quantidades de dinheiro emprestado.
Assim, em 6 de Abril de 1917, a América declarou guerra à Alemanha e, no plano da luta, começaram a entrar nas trincheiras e a pôr termo à tal situação de impasse até que a Alemanha, também ela com problemas com os seus revolucionários, concordou num cessar-fogo em 11 de Novembro de 1918, conhecido pelo Dia do Armistício.
A guerra acabou com a vitória dos Aliados que teve como consequência várias mexidas no mapa da Europa Central e a criação da Liga das Nações, precursora das Nações Unidas, na esperança de evitar outro conflito de tal magnitude.
Há consenso de que o nacionalismo europeu provocado pela guerra, a separação dos impérios, as repercussões da derrota da Alemanha e os problemas com o Tratado de Versalhes que em 1919 pôs termo à guerra, foram factores que contribuíram para o início da Segunda Guerra Mundial. 

Site Meter