quinta-feira, abril 24, 2014

Martinho Lutero
Uma Lição

de História

( Por Bernardo Mariano)












1.   Viragem do Século XIV para o XV
        (continuação III )


O conflito alcançará o grau surreal em 1409 quando um Papa teoricamente consensual é eleito em Concílio, sem que os dois em exercício resignem, passando então, durante alguns anos, a haver três Papas.

O grande cisma só será resolvido através do Concílio de Constança, em 1415: o ano da conquista de Ceuta, da batalha de Azincourt e da execução na fogueira pela Inquisição de Jan Hus (1369- 1415)... justamente em Constança.

John Hus, erudito clérigo alemão, viveu 100 anos antes de Martinho Lutero e da reforma protestante. Ele estava convencido de que devia apresentar a Bíblia na língua do povo.

Acreditava que a salvação vem só pela fé em Jesus Cristo e que só a Bíblia é a Palavra de Deus. Ele ensinou isso na Universidade de Praga à sua igreja e alertava para os abusos do cristianismo de sua geração.

A situação era de conflito declarado e não já de mera conflitualidade, deixando sementes por todo o século que se seguiria, até desabrochar de vez na figura de Martinho Lutero.

Na senda do inglês John Wycliffe (1320- 1384), Jan Hus faz a denúncia em larga escala da corrupção moral que grassava nas estruturas da Igreja, nomeadamente, já então, a questão das indulgências (que Lutero de novo denunciará).

Hus foi o grande pré-reformador, verdadeiro precursor daquilo que se irá passar no Século XVI. Dada a total incapacidade que a Igreja revelou em se regenerar depois destes “avisos”, só surpreende que tenha demorado ainda um século até que a Reforma alcançasse o ponto de não retorno!...

Site Meter