quarta-feira, maio 21, 2014

DALIDA - CIAO AMORE CIAO



Tinha passado algum tempo sobre a morte do seu amor Luigi Tenco, autor desta canção, que se suicidou por ela não ter sido classificada no Festival de Sanremo de 1967.

Dois meses depois, Dalida tentou seguir-lhe o mesmo destino e só por acaso não morreu.

Em 1967, nos Festivais da Eurovisão, ainda não cantavam mulheres de barba que afinal eram homens ou melhor nem uma coisa nem outra.

Nem haviam aqueles cenários espectaculares com iluminações surpreendentes, não, em 1967 era o cantor ou cantora, o microfone e uma carreira de artista que se jogava naqueles momentos muito mais do que agora.

Naquela noite, por todas as casas portuguesas que tinham televisão, como por toda a Europa, o que se via era o Festival da Eurovisão, mesmo sendo a preto e branco...

As pessoas da minha geração têm nas suas memórias as imagens do desempenho dos nossos representantes, e também nós tivemos que conviver com a injustiça das péssimas classificações que eram atribuídas às nossas canções.

Felizmente, nenhum desses nossos artistas se suicidou. Eram portugueses... sabiam melhor que todos os outros o que eram injustiças e estavam habituados a elas.

Reparem, meus amigos, ela teve muita coragem para cantar o Ciao Amore Ciao depois do que aconteceu e do desgosto por que passou. Por isso, se repararem bem, mais do que cantar ela grita o seu amor por Luigi... é comovente!

Ele, tornou-se um ícone do amor...


                  


Site Meter