Provavelmente Deus não existe. Pare de se preocupar... |
“Provavelmente,
Deus não Existe”
Lembram-se desta campanha em 2009? Cartazes com esta
frase circularam por toda a cidade de Londres, em Janeiro, segundo a BBC.
A frase completa era:
“Provavelmente, Deus não existe.
Agora pare de se preocupar e goze a vida.”
Esta campanha pelo ateísmo foi promovida pela British Humanist Association e tem o apoio académico de Richard Dawkins, biólogo Darwinista, em quem tão profusamente nos temos baseado para alimentar este blog.
O objectivo da campanha era “promover o
ateísmo na Grã-Bretanha, encorajar mais ateístas a assumirem publicamente a sua
posição e elevar o moral das pessoas a caminho do trabalho”.
“Vemos tantas campanhas com cartazes
que divulgam a salvação através de Jesus ou que ameaçam com condenação
eterna…que tenho a certeza que esta será encarada como um sopro de ar fresco”,
disse Hanne Stinson, presidente da BHA, “Se fizer as pessoas sorrirem, além de
pensarem melhor”.
A BHA também estuda a possibilidade
de estender esta campanha a outras cidades, incluindo Birmingham e Manchester
em Inglaterra e Edimburgo, na Escócia.
A campanha foi um sucesso, mesmo antes de estar na rua o provocador slogan. Os organizadores conseguiram angariar cinco vezes os fundos de que necessitavam para porem em marcha a campanha.
O objectivo inicial era conseguir
7.000 euros para imprimirem os cartazes a serem colocados com o slogan em
trinta autocarros durante um mês do distrito londrino de Westminster, porém, já
foram obtidos mais de 35.000 em donativos particulares e de empresas.
Quem idealizou a campanha foi a
jornalista Ariane Sherine que sugeriu, em Junho, num Blog do The Guardian
“Fazer uma campanha em autocarros com uma mensagem tranqui lizadora
sobre o ateísmo”como “boa forma de contra atacar as mensagens de organizações
religiosas que ameaçam o s cristãos com o inferno”.
“ A nossa mensagem é divertida, mas
tem um fundo sério: nós, ateus queremos um país, uma escola e o governo laico.
O importante apoio que a nossa campanha já recebeu mostra que muitas pessoas
estão de acordo com estas ideias”.
Os líderes religiosos britânicos
responderam favoravelmente a esta iniciativa. A Igreja de Inglaterra declarou
que defenderá o direito de qualquer grupo que represente uma posição religiosa
ou filosófica a promover as suas ideias através dos canais apropriados, embora
salientando que as crenças cristãs nada têm a ver com preocupações ou com o
desfrutar a vida.
A Igreja Metodista Britânica considera,
por seu lado, “positivo o contínuo interesse” que autores como Dawkins dedicam
aos temas relacionados com Deus.
Richard Dawkins formulou o seguinte
comentário:
“A religião está acostumada a
usufruir de benefícios tributários, respeito não merecido, o direito de não ser
ofendida e o direito de fazer lavagem cerebral às crianças”.
“Mesmo nos autocarros, ninguém pensa
duas vezes quando vê um slogan religioso.
Esta campanha fará com que as pessoas
pensem – e pensar é um anátema perante a religião” completou.
Eu pergunto a mim próprio se seria
possível que autocarros com um slogan destes, muito bem concebido, de resto,
poderiam circular nas ruas de Lisboa… e respondo já: Não.
O "fervor religioso" do nosso Estado laico não o permitiria
O "fervor religioso" do nosso Estado laico não o permitiria
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