quinta-feira, junho 12, 2014

Hoje começa

 no Brasil

o Mundial

 de Futebol









Aí está! - Começa hoje, no Brasil, mais um campeonato mundial daquele desporto que começa a ser praticado ainda antes do nascimento dos meninos quando pontapeiam a barriga da progenitora num treino sem bola e que os pais gostam de acompanhar colocando, babosos, a mão sobre o ventre da esposa sonhando com outro Ronaldo ou Messi.

Não admira, pois, que se vejam crianças aos pontapés a uma bola em tudo quanto é rua, largo ou descampado por esse mundo fora.

Falo por mim. Nada me dava mais prazer que dar pontapés a um bola no largo da Chã-da-Eira, na aldeia dos meus avós, contra a parede da Igreja nas minhas férias grandes.

O meu pai, impressionado com tanta aplicação costumava-me dizer em termos acusatórios: - “...até ficas cego quando vês uma bola!”.

Provavelmente também devo ter dado pontapés na barriga da minha mãe que me recebeu de braços abertos, como todas as mães, para se livrarem da “pancadaria”.

Voltando ao Brasil, compreendo perfeitamente a reacção desfavorável de grande parte do povo brasileiro aos gastos do governo com os estádios de futebol face às carências em matéria de Serviços de Saúde, Educação e Transportes.

Basta olhar para aquilo que se passou por cá quando organizámos o Campeonato Europeu de Futebol, em 2004 e se gastaram milhões em estádios que satisfizeram egos e vaidades de governantes que se reviram nessas obras como se elas fossem o corolário de uma carreira política de sucesso e hoje lá estão, alguns quase sem préstimo, a sugarem o dinheiro dos contribuintes na sua manutenção.

É claro que o futebol não tem nada a ver com isto mas o seu impacto é tão grande que perdura pela vida das pessoas e transforma-se em paixão, delírio, doença, aquilo que começou por ser uma inofensiva e saudável correria atrás de uma bola...

Os Presidentes recebem votos se a equipa do seu país ganha no confronto com os outros e os jogadores campeões transformam-se em estrelas mediáticas seguidas apaixonadamente pelos seus fãs por tudo quanto é mundo.

Eu acho, que com o ser humano que conhecemos era muito difícil que não fosse assim... O que surpreende, para quem como eu acompanho o futebol há mais de 50 anos, é aquilo que os “mídia”, jornais e televisão fizeram apossando-se dele como lobos famintos transformando-o em carniça que regateiam e repartem entre eles.

Está à mostra, nem vale a pena acrescentar mais. Eu, simplesmente, recuso-me a ver, reservo-me para os jogos e as opiniões que se lhes seguem vivendo na intimidade as alegrias e tristezas que eles me provocam.

E a propósito de equipas favoritas tenho para mim, sem arriscar grande coisa, que a Alemanha e a Espanha na Europa, o Brasil e a Argentina na América do Sul, uma delas, vai com certeza ganhar o Mundial.

Mas, atenção, não esqueçamos as bolas à trave, os ricochetes, as tabelas, os ressaltos imprevistos, os falhanços clamorosos à frente da baliza porque nada daquilo é científico, preciso, matemático, por muito que o queiram fazer os “donos” das tácticas. Aquilo é apenas um jogo... de futebol.

Pessoalmente, como não tenho quaisquer ilusões sobre Portugal, apenas uma boa equipa com jogadores, um deles craque, outros mais ou menos habilidosos, o que não chega para ganhar o Mundial, gostaria que o Brasil fosse o campeão para baixar as tensões sociais na terra de Jorge Amado, o meu Ronaldo da língua portuguesa.  

Site Meter