quarta-feira, setembro 24, 2014

Sumiram todas! Ai que sumiram!
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado) 


Episódio Nº 59


















O bastardo a enfeitiçara, não pode haver laia pior do que cigano.

O turco, com outras preocupações, perguntou por perguntar:

 - E tu tava de xodó com Guta?

 - Oxente! Vosmicê não sabia? — Quem respondeu foi Dudu
Tramela.

Dorindo nada disse, pagou o trago e o que restava na garrafa: tomando-a pelo gargalo dirigiu-se para o galpão onde foi recebido com a consideração que merece um companheiro de labuta afetado pela desdita. Sabiam do caso, Tramela já contara com detalhes.

Valério Cachorrão, no louvável intuito de consolar Dorindo, confessou o logro de que fora vitima. Também a demónia da cigana se esfumaçara diante dele e de Maninho.

 - Vosmicê viu, não foi, seu Maninho?

O tropeiro não desmentiu nem confirmou, ocupado em arrancar com os dentes um naco de rapadura e de jogar na boca uma mãozada de farinha.

12

Não tardou a crescer o grupo reunido em torno do fogo e das
garrafas de cachaça. O pardo Pergentino fora à Baixa dos Sapos dar a Bernarda um recado do capitão Natário da Fonseca.

 Não pudera fazer a comissão e voltara com a notícia apavorante do sumiço das mulheres, de todas elas, sem excepção.

 - Sumiram todas! Ai, que sumiram! — Anunciou abrindo os braços para medir a extensão da desgraça: - Todinhas!

Notícia em seguida confirmada pelo alugado e pelos três mateiros. Trabalhavam para o coronel Osmundo Rocha no estabelecimento de uma fazenda léguas adiante; tinham vindo de longe, um estirão, em busca das faladas raparigas que desde algum tempo faziam a vida em Tocaia Grande.

 De raparigas não encontraram rasto nos limites do arruado. Os tropeiros pousavam ali a fim de folgar durante a noite em alegre companhia feminina: pouso de tropeiros é couto de raparigas, sítio de cachaça e animação.

Os alugados e mateiros vinham a pé das roças, por trilhas e atalhos, para apagar a lamparina nas palhoças e desafogar a natureza. Pelo visto, já não havia lamparinas a apagar, mulheres em cujo seio repousar, puta disponível para a folgança e o desafogo.

Pergentino estranhara o absurdo silêncio reinante na Baixa dos Sapos de hábito tão ruidosa e movimentada. Três ou quatro penitentes, baratas tontas iguais a ele, rondavam de choça em choça constatando a arribação das doidivanas.

Site Meter