terça-feira, outubro 14, 2014

ah, a boceta de Adelita, Natário, não lhe digo nada.
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 74


















Devendo passar em Itabuna para atender à exigência do Coronel -  passe por lá, receba os amigos no escritório, avise que no fim do ano estará de volta trazendo mais um canudo, doutor em terras -  não podia chegar como um rábula em busca de causas, pobre-diabo sem escolta.

Tratava-se do doutor Andrade Júnior, filho do coronel Boaventura Andrade, chefe político do município, senhor de baraço e de cutelo.

Não podia fazer por menos: o Capitão, os dois jagunços, a égua campolino e o rebenque.

Natário convencera-o a tomar pelo atalho quando lhe falou do relicário. No ócio da Atalaia, Venturinha, roído de saudades, impando de bazófia, confidenciara ao Capitão os amores argentinos, no velho hábito de gabar-se de conquistas: o mameluco sempre fora ouvinte atento e interessado.

 Dessa vez não contava a respeito de uma qualquer, fosse com borça corneando com ele o generoso protector em quarto de castelo, fosse moça de família, sonsa e sagaz, tomando nas coxas, tocando-lhe bronha na porta do quintal.

 Referia-se à sublime Adela, rainha dos palcos do Rio de La Plata, “la patética intérprete deI tango arrabalero”. Um sonho de mulher, grande e branca, branca como leite, corpo escultural: parada era uma estátua, na cama um terramoto.

 A boceta cor-derosa - ah a boceta de Adelita, Natário, não lhe digo nada!

Queixara-se por não haver encontrado em Ilhéus prenda digna de La Porteña: um anel, um colar, uma pulseira, um diamante.

Correra o comércio, inutilmente: apenas fantasias de latão. la ficar mal perante a diva, pois prometera trazer-lhe uma jóia bonita da Bahia.

O Capitão lembrou-se do relicário comprado ao cigano pelo
turco: quem sabe resolveria o problema?

Venturinha apeou-se justo ao mourão, ao lado da venda de Fadul. O árabe acorreu açodado, dobrou-se numa curvatura prazenteira, contente com a inesperada presença do filho mimado do Coronel.

 - Soube da chegada do doutor pelo Capitão. Quer dizer que agora vai ficar com a gente por aqui...

 - Não vim ainda para ficar, Fadul, os estudos me prendem no Rio de Janeiro por algum tempo.

Não já havia terminado a Faculdade, se formado?

O espanto do comerciante, mesmo contido, não escapou a Venturinha que lhe deu a mercê de uma explicação. Com o que se preparava para responder às inevitáveis e capciosas perguntas dos colegas e conhecidos em Itabuna:

 - Estudos de especialização: direito de propriedade. Mais um titulo para juntar ao de doutor.

Site Meter