sexta-feira, novembro 14, 2014

Corrupção










Notícia de 1ª página no jornal de hoje as suspeitas de corrupção de altos funcionários do Estado, desta vez, a propósito da atribuição dos Vistos Golden.

Fenómenos de corrupção que se juntam a tantos outros, aqui, em Timor, em Espanha, no Brasil, todos eles também notícia em Portugal, para já não falar nas surpreendentes e enormes fortunas do petróleo nas mãos de elementos do governo e de generais angolanos.

Na origem o que é que temos?

- Pessoas investidas em funções de Estado, governo ou funcionários, que aproveitam o poder inerente a essas funções para tirar partido pessoal fazendo-se pagar por decisões que tomam ou não tomam e deviam tomar.

Há até quem pense que a corrupção é uma característica endémica, não de um povo ou de uma região, mas do próprio homem, da sua instintiva ambição.

Sem dúvida, é uma questão cultural ligada à história e ao passado de cada sociedade e por isso muito mais em evidência em determinadas zonas do que em outras.

Confere-se poder a alguém e esse alguém começa a “ouvir vozes” que lhe dizem: “ aproveita, não sejas parvo, olha como a tua vida podia melhorar...”

Os religiosos dirão que é o Diabo feito tentação. As pessoas sabem que não o devem fazer mas não resistem a fazê-lo. É o Diabo o raio da tentação...

Sem dúvida que o Poder e a Corrupção estão ligadas e apenas uma forte formação moral e cívica de braço dado com sistemas bem pensados de dissuasão podem evitar o casamento entre um e outro.

O Poder, durante muitos séculos na Europa e na maior parte das sociedades primitivas, tinha um carácter absolutista, era pessoal, pressupunha pôr e dispor. Não fôra assim e não era poder, de tal forma que a própria corrupção representa já um avanço, uma condenação sobre o que sempre tinha sido considerado normal chegando-se ao ponto de a própria vida de uns estar à mercê do poder discriminatório de outros.

- Quantos governos não começaram em África, após as descolonizações, com todas as intenções de respeitarem a lei e os direitos dos outros e acabaram num Poder absoluto e para toda a vida chamando a si as riquezas dos territórios como se fossem suas?

O fenómeno da corrupção é anti-civilizacional, é uma marca do passado e não é fácil de erradicar. Aquilatar do avanço de uma sociedade consiste em medir o grau de corrupção no seu interior.

Site Meter