sábado, novembro 08, 2014

Vai me querer ou arrenegar de mim?
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)



Episódio Nº 93

















- É verdade? Vai cuidar da loja? Tomar conta de mim?

-Fique descansada. - E mais não disse.

5

Ela viera no interesse de marido, convenceu-se Fadul ao ouvi- la em desespero. Marido que pusesse termo ao incómodo do estado de viuvez e assumisse a loja, garantindo os lucros.

 Para conquistá-lo jogava cacife alto, apostava o corpo e a honra. Pura sabedoria ou santa ingenuidade? Lisura ou má fé? Paixão devoradora ou calculado embuste?

Desfalecente, Jussara, nobre e romântica, proclamava amor à primeira vista:

 -Vim porque desde o dia que lhe vi na feira fiquei desatinada, não tive mais cabeça pra pensar a não ser em si, feito uma maldita.

 Agora estou em suas mãos pra ser feliz ou me desgraçar de vez. 

- Voltou a perguntar: - Vai me querer ou vai arrenegar de mim?

O momento não era favorável à reflexão, a tirar a limpo dúvidas, suspeitas, incertezas, menos ainda a assumir compromissos.

Em lugar de responder à aflita indagação, prendeu a bugra nos braços, não podia esperar nem um minuto mais. Ela deu-lhe a boca a beijar, lábios carnudos, sumarentos, língua atrevida, dentes de morder; ele a percorreu e a atravessou.

Seria resposta positiva aquele afã desesperado, a doida posse?

Com certeza sim, pois como poderia Fadul viver daí em diante órfão da respiração, do suor, do perfume, da vertigem de Jussara?

Os corpos engalfinhados, confundidos, percorreram as areias do deserto, cruzaram as águas do oceano, atingiram o fim do mundo em ânsia e gozo, duas potências, duas potestades, um potro selvagem, uma égua em cio.

Quando ao cair da tarde Jussara recompôs o coque e montou
o cavalo pampa trazido pelo pajem - moleque sestroso e perfumado -  Fadul, por fim, comprometeu-se ao beijá-la em
despedida:

 - Daqui a uns dias a gente acerta tudo em Itabuna.

Antes de sair, Jussara colocara o derradeiro trunfo sobre a mesa, melhor dito sobre a cama. Enquanto vestia os farrapos da calça rendada, punha as anáguas e o corpinho, a blusa e a saia negras, viúva honesta e inconsolável, avisou que o acontecido jamais voltaria a suceder: quem quisesse deitar com ela para praticar a doce e perigosa brincadeira de fazer neném - assim se expressava, púdica, baixando os olhos -  teria antes de levá-la ao padre e ao juiz.

Site Meter