quarta-feira, dezembro 10, 2014

IMAGEM

Cidades Subterrâneas na Capadócia, Turquia


Sua origem é controversa, alguns arqueólogos datam suas origens por volta do ano 4 000 A.C., outros defendem que suas origens são ainda mais remotas, por volta do ano 9 000 A.C., embora a datação por carbono-14 realizada em esqueletos do cemitério paleolítico-cristão situado nessa cidade datam do ano 1 800 a.C.. Estima-se que a cidade começou a ser abandonada por completo por volta do século VIII.
.Nelas podem encontrar-se cisternas para armazenagem de azeite de oliva, armazéns de alimentos, cozinhas com sistema de dispersar fumaça de forma que não fosse notada na superfície, bares, poços de água, templos de culto, estábulos e até 52 tubos formando um incrível sistema de ventilação para que o ar entrasse e percorresse todos o níveis, até aos mais inferiores. A temperatura ambiente sempre gira em torno dos 13°C, independente da temperatura que faça na superfície, daí advém uma das teorias de sua origem, que poderia ter servido de refúgio, durante alguma era glacial.
Escavada em rocha vulcânica, a sua arquitetura é um tanto rudimentar, embora fossem usados sistemas engenhosos para bloquear a entrada de intrusos, como portas em forma de rodas esculpidas de uma rocha de consistência mais dura, daí supõe-se também que provavelmente essas cidades foram construídas como cidades de defesa.
Foram descobertas mais de 600 saídas à superfície e calcula-se que essa cidade poderia albergar até 100.000 habitantes possuindo também um túnel com aproximadamente 8 km de extensão que a conecta com outra cidade subterrânea de Kaymaklı. A maior dessas cidades subterrâneas foi descoberta em 2007 em Gaziemir, no distrito de Güzelyurt, pertencente a uma antiga rota da seda, permitindo aos viajantes descansar em uma cidade-fortaleza sob o solo.

Conheci estas cidades na 1ª das 2 vezes que fui de visita à Turquia e juntamente com as ruínas da cidade de Pompeia constituiu a visita que eu mais recomendaria. Quando olharem as grandes obras de engenharia dos dias de hoje pensem que outros engenheiros e arquitectos que não andaram em faculdades nem dispunham de máquinas para além de umas simples ferramentas foram capazes de construir cidades de baixo da terra com todas as condições para lá se viver.
Estive dentro delas...   




Site Meter