sexta-feira, janeiro 09, 2015

Esse negro tem parte com o diabo.
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 143




















Forjava adereços, balangandâs, anéis, presenteava as raparigas: no Recôncavo se habituara a pagar mulher com lábia e agrado.

Obsequiou Fadul com uma soqueira moldada na proporção dos dedos disformes do turco, arma de arromba - bem empregado o termo; presenteou o capitão Natário da Fonseca com um punhal longo e burilado, as iniciais do Capitão entrelaçadas, gravadas a fogo. Próprio para sangrar um cabra sem-vergonha,

Natário não o dispensava no cinto: nunca se sabe o que pode acontecer.

Na ida e no regresso da Boa Vista o Capitão não abria mão de dois dedos de prosa com Fadul e com Castor. Por vezes reuniam-se os três na venda ou na oficina a cavaquear sobre o volumeda safra e o preço da arroba de cacau, sobre barulhos e mortes, acontecidos de Ilhéus e de Itabuna, e as mutações do mulherio.

Bebericando devagar uma lambada de cachaça.

 - Que novidade é essa? — Quis saber o Capitão ao notar o cachorro aos pés do negro: - Ganhou de lembrança ou comprou a um vivente?

 - Nem uma coisa nem outra. Acudiu sem ser chamado.

 - É melhor deixar pra lá, Capitão. — Aconselhou Fadul rindo, bonacheirão. — Esse negro tem parte com o Diabo.

 - Já ouvi dizer...  - Natário sorriu de leve, concordando:

 - Mas um bom cachorro vale a pena. Tive um que não me largava, morreu de mordida de cobra. Lá em casa tem um renque deles embolado com os meninos. Nenhum presta pra nada.

Fez festa com os dedos, Alma Penada respondeu movendo a cauda mas não se levantou dos pés do negro. O Capitão mudou de assunto:

- Diz-que o amigo está armando uma folia de São João?

 - Tou nessa disposição. Pro povo brincar um pouco, as meninas se distrair e também porque sou arroz de festa. O que é que o Capitão acha?

 - Não disse que ele tem parte com o Diabo? Já me enrolou, vou entrar com açúcar e sal, dinheiro pra comprar milho verde e coco seco e ele ainda quer foguete e sanfoneiro.

 - Queixou-se o turco sem parar de rir.

- Não chie, compadre, vancê também dá a vida por um divertimento.

Site Meter