terça-feira, março 10, 2015

E a pontaria, Natário, continua de primeira?
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 193


















Mas não perdia a esperança de que, numa dessas apressadas visitas, por milagre dos céus, o estróina resolvesse assentar a cabeça, assumir o escritório, pondo-se a trabalhar como devido; dona Ernestina, tendo aberto os olhos, fazia promessas aos santos de sua devoção para que devolvessem o seu menino à casa paterna.

O Coronel não queria morrer sem admirar o filho discursando na tribuna do júri, absolvendo réus, senhor da eloquência e do sarcasmo, esmagando promotores.

Também Venturinha ergueu o copo de vinho em direção a Natário. Engordara bastante, parecia-se com a mãe mas imitava o pai nos gestos e na postura, na chibança. De copo em punho, olhou para o Coronel e para o cabra, também ele quis colocar seu aviso na conversa do sotaque:

- E a pontaria, Natário, continua de primeira?

No rosto parado do mameluco perpassou aquele seu sorriso breve e esquivo:

- Ainda dá pro gasto, Venturinha.

No silêncio que se seguiu, o Promotor Público de Itabuna doutor Flávio Rodrigues de Souza, retomou a palavra e reassumiu o tema do sarapatel, manjar dos deuses.

4

- Quer vender, compadre? Se quiser, sou candidato - Brincou o coronel Boaventura Andrade após ter percorrido de ponta a ponta a Fazenda Boa Vista, admirando as plantações, roças novas, cacaueiros em impetuoso crescimento.

Somente na Fazenda da Atalaia podia-se ver lavoura igual, tão bem cuidada.

O Coronel terminara exatamente de inspecionar suas propriedades, o imenso latifúndio. A posse inicial que ele desbastara e plantara há distantes anos, quando, no ímpeto da juventude, desembarcara naquelas terras do sul da Bahia, arribando de Sergipe: tendo chegado a primeiro caixeiro da firma Lopes Machado & Companhia, em Estância só lhe restava marcar passo.

Largou tudo e se tocou. Duas outras fazendas, limítrofes da primitiva, a ela se juntaram, compradas em boas condições durante os primeiros conflitos, quando Itabuna ainda era Tabocas e o trem de ferro não passava de um sonho.

Com os barulhos que envolveram a conquista da parte ainda devoluta das terras do rio das Cobras, duplicara o casco da feitoria.

Ali cresciam as roças de floração recente e de primeira colheita. Dava gosto ver.

Apenas Venturinha retomara o caminho do Rio de Janeiro - repetindo a sovada cantilena: terminado o curso venho para ficar, se me demoro é para capacitar-me, não estou perdendo tempo nem gastando dinheiro à toa, não se aflijam - o Coronel decidira sair com Natário para a vistoria habitual e indispensável: quem não cuida pessoalmente do que é seu não merece ter nem pode se queixar.

Site Meter