sexta-feira, maio 29, 2015

Gente simples e direita.
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)



Episódio Nº 255
















Vendo-o de olhos fechados, Zilda se retirou de mansinho, evitando fazer barulho. O Coronel não a reteve, deixou-a partir sem retomar o fio da conversa: não gostava de falar sobre a ausência do filho. Devido, quem sabe, ao desgosto dessa ausência, apegaya-se ainda mais aos velhos servidores, gente simples.

Sai Pequena que envelhecera na casa-grande, sem um só dia de descanso. O negro Espiridião, a carapinha branca. Quando viera com o bacamarte era um cabra de meia-idade e desde então velava na casa-grande o sono do Coronel. A comadre Zilda e o compadre Natário.

Natário terminara compadre e capitão, pois além da valentia e da lealdade, comuns a ele e a Espiridião, tinha inteligência, sabia ler e escrever e sobretudo sabia comandar.

Gente simples e direita, também a moça Sacramento que jamais o tratou por tu ou por você. Dizia vosmicê e coronel, mas a voz e os modos eram um consolo para as agruras e o descaso; restauravam-lhe as forças e a vontade de viver.

Catava-lhe cafuné, ele na rede, ela sentada no chão, cheirava a folha de pitanga, na cama acolhia-se em seu peito, ria e suspirava. Conselho de Natário, o Coronel o seguira. Dera-se bem como aliás sempre acontecera.

10

Quando se viram no mato sem cachorro, reduzidos ao dinheiro das benfeitorias e mais um pouco posto por caridade por Leovigildo Calasans, dono do banguê, sia Leocádia, octogenária, viúva, mãe, sogra, tia, avó, recordou-se do parentesco.

Naquela hora de atribulação, quem os poderia socorrer senão o primo?

Primo em terceiro ou quatro grau, nem por isso desconsiderado. O coronel Boaventura Andrade, na última vez em que estivera em Estância, fazia um tempão, os reconhecera e saudara na feira onde expunham e vendiam a fartura da meação.

Milionário, não sabendo onde botar o dinheiro, não desdenhara da pobreza dos parentes. Sentado num caixote ao lado da prima Leocádia, demorara-se a conversar, relembrando pessoas e acontecimentos, uns engraçados, outros tristes.

Além de prima, Leocádia fora namorada do trombonista José de Andrade, pai do Coronel. Muitas mazurcas, muitos xotes haviam traçado juntos nas festas da Lira Estânciana, inesquecíveis.

- Por pouco não fui sua mãe, primo Boaventura.

Enternecido, o lorde grapiúna abriu a carteira e deu uns trocados para a criançada. Uns trocados? Maquia grossa que Leocádia guardou para uma necessidade de saúde e médico.

Ao despedir-se, o Coronel ofereceu os préstimos se um dia viessem a precisar.

Site Meter