quarta-feira, junho 24, 2015

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)

Episódio Nº 6













A hostilidade entre os dois grupos de muçulmanos era evidente. Taxfin, tal como Zulmira e Abu Zhakaria, era um cordovês, um árabe da Andaluzia, enquanto Ali Yusuf e os seus berberes eram uns brutamontes dos desertos africanos, sanguinário e primitivos.

Aquela era uma aliança forçada e desagradável, embora necessária.

Para vencer os cristãos, os andaluzes precisavam dos berberes e da sua energia bélica. Os governadores das taifas, os walis de Córdova, Sevilha ou Badajoz, apesar de contrariados, aceitavam o jugo de Ali Yusuf, o califa de Marraquexe, mesmo que fosse apenas temporariamente.

Por essa razão, Taxfin tinha decidido vir em conjunto até Coimbra tomar a cidade cristã que resistia há tantos anos, e tentar matar os descendentes do Imperador Afonso VI, Dª Teresa e seu filho Afonso Henriques.

Ali Yusuf era apenas um “wali”, e precisava ainda do califa, pois não tinha assim tantos homens, só em Córdova a sua palavra e ordens eram aceites.

Talvez por isso, o azedume dos andaluzes contra os berberes tornara a empresa numa tormenta. Havia quezílias permanentes e as escaramuças só se suspenderam quando chegaram aos arrabaldes de Coimbra e atacaram os cristãos das redondezas.

O intervalo pacífico durou pouco tempo: o califa tinha dúvidas sobre o ataque à cidade e mais nervoso ficou quando Taxfin voltou triunfante de Soure, dizendo que a povoação fora arrasada.

Cuidado, meu marido, Ali Yusuf é ciumento – murmurava Zulmira.

Tinha razão: vinte e cinco dias depois de cercarem Coimbra, Yusuf começou a dar sinais contraditórios. Falava em combates em Saragoça, em Valência, em Toledo, e Taxfin regressara à tenda da família, sempre acompanhado de Abu Zhakaria, a vociferar que o califa era um cobarde e um tolo!

- Devíamos matá-lo aqui às portas de Coimbra! Pendurar a cabeça do estúpido berbere nas muralhas cristãs, antes de tomar a cidade!

Zaida, de cinco anos apenas, olhou-o pálida, enquanto Zulmira o repreendia levemente:

- Esposo, não fales assim, assustais minhas filhas.


Taxfin sorriu às meninas, colocou mais uma vez o dedo à frente da boca e nessa noite adormeceu a contar histórias da serra Morena, do castelo de Hisn Abi Cherif para onde a família se retirava no verão, e onde duas criadas os brindavam com seus suculentos escabeches e os seus saborosos ensopados.

Site Meter