terça-feira, junho 23, 2015

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)

Episódio Nº 5















- Lourenço Viegas, meu filho, a morte do conde D. Henrique foi o princípio de tudo! Com ele vivo, o Príncipe Afonso Henriques não teria ficado órfão de pai, Paio Soares não se teria afastado para a Maia; os Trava não teriam dominado Dª Teresa, Chamoa* não casaria com quem casou e a relíquia seria encontrada!

Curiosamente é também essa a conclusão da minha investigação sobre o desaparecimento da famosa relíquia, que fiz a pedido do meu melhor amigo, Afonso Henriques. Esta longa história começou ali, naquele quarto, com a morte prematura e criminosa de seu pai.

Se ele fosse vivo Portugal não teria nascido assim. Quem tem razão é Zaida, a princesa moura de Córdova, que me disse um dia:

 - Os órfãos de pai ou são brutos ou génios. Ou as duas coisas.





Coimbra, Julho de 1116

A súbita retirada das tropas do califa Ali Yusuf estava a gerar uma desordem inesperada no acampamento muçulmano. Zulmira**, á porta da sua tenda, de mão dada com as filhas Fátima e Zaida, parecia atarantada com o que via.

Mantas e esteiras sacudidas à pressa, panelas de sopa a serem despejadas na lama, cavalos a trote cruzando-se com criados de sacas à cabeça, dançarinas do harém de Yusuf, seminuas e aos gritinhos, à procura dos alifafes e dos colares no meio do pó, estandartes antes orgulhosos que eram atirados para o chão com desleixo.

Um caos patético e perigoso envolvia-as. A notícia de que o califa de Marraquexe estava febril e indisposto, talvez doente, propagara-se como fogo na erva, e um receio geral contaminava os espíritos daquela multidão acéfala e desnorteada.

 - Mãe, de quem fogem? – perguntou Fátima.

Zulmira suspirou: a desorganização era um hábito do califa almorávida. Ali Yusuf devia a força mais ao número dos seus homens do que ao engenho das suas estratégias.

Aquele imenso exército de milhares de almas movera-se pelas estradas das taifas de Córdova, Sevilha e Badajoz de forma lenta e custosa.

Faltavam alimentos, água, ordem e moral aos berberes arrogantes que tinham vindo de África e que só a brutalidade qualificava.

Taxfin, marido de Zulmira e governador de Córdova, queixara-se permanentemente durante a viagem.

- Estúpido berbere!

Ditos daqueles, só os libertava quando estava na tenda da família, tendo apenas o fiel Abu Zhakaria como testemunha. Fátima e Zaida espantavam-se a olhar para Tasfin, enquanto ele apoucava o califa e lhe sorria, colocando um dedo na boca e soltando um aviso:

 - Não repitam o que eu disse.



*    Chamoa Gomes – Filha de Gomes Nunes e de Elvira Peres de Trava, é sobrinha de Fernão Peres de Trava e será a grande paixão de Afonso Henriques durante anos. Casa com Paio Soares, de quem tem 3 filhos, enviúva em 1129 e recolhe-se ao Mosteiro de Vairão, de onde terá saído em 1130.

** Zulmira – Neta de Al-Mutamid, rei de Sevilha, filha de Zaida e Ismail, antigo governador de Córdova. Casa em primeiras núpcias com Hixam de Hisn Abi Cherif, de quem tem 2 filhas, Fátima e Zaida, e em segundas núpcias com Taxfin, também governador de Córdova.

Site Meter