quarta-feira, junho 17, 2015

Assim Nasceu Portugal


Esta é a história que vou passar a contar-vos da autoria de Domingos Amaral que compreende um período de 18 anos, de 1112 a 1130 e corresponde à juventude daquele que haveria de ser o nosso 1º Rei,  D. Afonso Henriques.

O narrador é Lourenço Viegas, filho de Egas Moniz e grande amigo de Afonso Henriques a quem acompanha desde muito cedo. A acção desenrola-se numa época muito confusa do ponto de vista político da Península Ibérica que se segue ao falecimento, em 1109 de Afonso VI, Rei de Castela, pai de Dª Tereza e, portanto, avô materno de Afonso Henriques.

A guerra civil que se estabelece entre os cristãos após a morte de Afonso VI é aproveitada pelo mouros ou muçulmanos, como lhe queiramos chamar, que lançam constantes ataques, entre os quais dois cercos à cidade de Coimbra em 1116 e 1117, liderados pelo Califa de Marraquexe Ali Yusuf.

É pois, neste ambiente de luta e incerteza que Afonso Henriques vai crescer e é essa convulsão que irá dar lugar à independência do Condado de Portucalense e ao nascimento de um novo reino.

É evidente, que muitos dos factos descritos são verdadeiros e reais, outros serão ficção. Para melhor compreenderem a história segue-se um Mapa do que era então a Península Ibérica do Sec. XII.

Identificaremos todos os personagens verdadeiros desta história, muitos dos quais nos lembramos perfeitamente, quando, como eu, os estudámos na 4ª Classe na História de Portugal




Site Meter