sexta-feira, junho 26, 2015

Mas Fadul cortou-lhe as asas.
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 276














14

Vencido o susto inicial, o povo demonstrou coragem, acudiu aos apelos, foi de bom adjutório. No armazém, para preservar a mercadoria, ajudando Fadul e Durvalino a arrumar o estoque nas prateleiras mais altas, rentes ao teto.

No curral, comboiando as reses para os morros a fim de impedir que o turbilhão as arrastasse, trabalheira desgranida.

Por sorte eram poucas: a vaca leiteira, uma novilha e um boi aguardando abate.

 Precavido, o coronel Robustiano antecipara a remessa para Itabuna do grosso da boiada que ali se refazia antes de seguir para o matadouro.

No depósito de cacau, para salvar a carga acumulada, à espera das tropas em atraso de Koifman & Cia, dezenas de arrobas de grãos de cacau seco amontoadas sobre o assoalho, foi uma lufa-lufa.

Com o auxilio dos voluntários, homens e mulheres - as mulheres paravam de chorar, começavam a se divertir -  Gerino e os cabras que guardavam o depósito conseguiram levantar, com as tábuas sobradas da obra do pontilhão, uma espécie de jirau para nele armazenar, a salvo das águas, o cacau que tratavam de ensacar o mais rápido possível.

Ainda assim, parte dos grãos foi atingida e se encharcou: perdendo a classificação de cacau superior, passando a good ou a regular.

Restava discutir quem arcaria com o prejuízo: o Coronel ou a casa exportadora? Em Ilhéus, o fazendeiro alertara Kurt Koifman, o chefão da firma: andasse depressa pois tudo podia ocorrer no valem de Tocaia Grande.

 As chuvas ameaçavam a floração das roças mas o cacau seco estocado nos depósitos não estava livre de perigo se, a exemplo do rio Cachoeira, o rio das Cobras transbordasse.

Com empenho de admirar-se, Pedro Cigano tomou a si o encargo de recuperar a canoa, tão necessária naquela emergência.

Amarrada na margem oposta, seria natural que dela se ocupassem os sergipanos. Mas o sanfoneiro não quis ouvir razões e se tocou.

Pela segunda vez, o caixeiro Durvalino agiu de maneira estranha, por pouco não leva outro tabefe. Tentara acompanhar Pedro Cigano, demonstrando também ele singular interesse pela embarcação.

Mas Fadul cortou-lhe as asas e o manteve sob suas vistas, recebendo e executando ordens.

Por ordem do turco ou por iniciativa própria, Durvalino, embebendo  em breu trapos inúteis, atando-os em varas de bambu, conseguiu fabricar algumas tochas cujo fogaréu resistia ao vento, permitindo enxergar na escuridão.

Site Meter