terça-feira, junho 09, 2015

Valha-nos o futebol...
As Paixões do Futebol















As paixões do futebol são precisamente iguais às de qualquer outro desporto de competição de massas pouco variando de local para local no planeta.

- "Tá a ver?... o Jorge Jesus enquanto treinador do rival Benfica era uma “besta”, agora, ao serviço do meu Sporting, é “bestial”... isto é uma irracionalidade".

Quem diz isto é o melhor cirurgião de transplantes de fígado internacionalmente reconhecido, Prof. da Faculdade e amante apaixonado do meu clube, o Sporting Clube de Futebol, com intervenção semanal como comentador desportivo.

O futebol incorpora, melhor do que qualquer outro jogo, a rivalidade ancestral entre tribos que disputavam entre si os mesmos recursos dentro dos mesmos espaços.

Mas paixões são paixões independentemente daquilo que as motiva. Quando estive em Pompeia, contou-me a guia turística, ao mostrar-nos a cela onde teria estado o famoso gladiador Spartacus, que o recinto onde decorriam os combates teria sido interdito durante muito tempo por mau comportamento dos adeptos de gladiadores rivais, exactamente por causa das paixões à volta dos lutadores seus preferidos e que os levou a desordens sangrentas entre uns e outros, talvez mais acaloradas que a dos próprios gladiadores entre si.

Não há volta a dar... a paixão Clubística é uma paixão como qualquer outra e sofre dos mesmos arrebatamentos, das mesmas loucuras, das mesmas irracionalidades.

O Presidente do meu Sporting, a quem deploro o estilo, os comportamentos e os discursos, tudo a lembrar o Diabo da Tasmânia, mamífero marsupial da Ilha da Tasmânia célebre pela sua agressividade e raridade, tomou, ao arrepio da sua afirmada política de contenção de custos, a decisão de contratar Jorge Jesus que tinha acabado a sua ligação de vários anos com o grande rival Benfica.

Uma decisão de mestre, golpe de magia, decisão de risco, espécie de tudo ou nada, que vai agora ficar dependente dos resultados desportivos e que implicou uma Rescisão de Contrato por Justa Causa e Processo Disciplinar com o seu treinador, com mais 3 anos de contrato e que tinha acabado de lhe dar um título desportivo, a Taça de Portugal, depois de 7 anos sem ganhar nada... com a esmagadora maioria dos adeptos e sócios do Clube ao seu lado.

Eu não tenho a certeza que Jorge Jesus seja o melhor treinador do mundo. Ouvi ao longo do tempo, sobre o seu trabalho como treinador do Benfica, muitas críticas de pessoas entendidas de futebol que me pareceram, então, perfeitamente acertadas.

Sobre a sua vaidade e auto convencimento estamos todos de acordo, sobre isso não há dúvidas de ninguém, dos que gostam e dos que não gostam dele... o teste sobre esta matéria irá ser realizada ao serviço do Sporting e o resultado levá-lo-à aos píncaros ou será como o esvaziar de um balão cujo sopro o varrerá a ele e ao Presidente porque as massas não perdoam.

Sobre o Portugal futebolístico está lançado o maior “suspense” de que eu alguma vez me lembre. Seja qual for o resultado das próximas eleições, os portugueses sempre poderão dizer: "bem, felizmente temos agora o Jorge Jesus do Sporting contra o Benfica do Rui Vitória.”

Vivam as paixões do futebol para nos ajudar nas tristezas e preocupações da vida.

Site Meter