sexta-feira, julho 10, 2015

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)



Episódio Nº 12











Nas margens, a duzentos passos do acampamento, há quem nade, vê cabecinhas à superfície e corpos inteiros seminus, a caminharem para o rio. Devem ir lavar-se logo pela manhã.

Os árabes lavam-se muito, foi o que lhe explicou a menina moura, a mais nova, Zaida, que é muito mais simpática do que a irmã mais velha, Fátima, que gosta de andar à bulha; isso já deu para perceber nestes vinte e poucos dias que conviveu com elas em Coimbra.

Elas estão na cidade desde o ano anterior, quando ficaram prisioneiras dos cristãos, depois do primeiro cerco de Ali Yusuf.

Diz-se que foi Taxfin, marido da mãe delas, Zulmira, e governador de Córdova, quem convenceu o Califa a regressar a Coimbra para as resgatar.

Ontem à tarde, Fátima ameaçou-o, enquanto brincavam no pátio da alcáçova. Ele jurou que os cristãos iam matar os infiéis todos e ela cresceu para ele, enfurecida, berrando.

- Se não vos calais levais um murro!

Ele desatou a correr fugindo dela e repetindo bem alto o que dissera. Mas até ele, com oito anos, sabe que Coimbra está em perigo. Espanta-o que os infiéis não ataquem a cidade com mais violência.

Se avançassem ganhavam, foi o que ouviu dizer. Terá sido meu pai Egas Moniz, ou meu tio Hermígio quem assim falou?

O Afonso Henriques e eu, bem como os meus irmãos Afonso e Soeiro, fomos educados pelos dois, vivemos com eles em Lamego, e foram eles que nos levaram para Coimbra. Se tivessem sabido daquele cerco, não teriam certamente ido. Tratava-se apenas de uma visita estival de cortesia à mãe do meu melhor amigo.

Ou melhor, à condessa Dona Teresa.

Uma mãe tem de dar carinho, estar lá, beijar os filhos. Caso contrário, não é uma mãe, é mãe só de nome. Ora Dona Teresa nunca estava. Via o filho uma ou duas vezes por ano quando ia a Lamego ou a Viseu, ou ele ia a Coimbra, mas limitava-se a olhar para ele e a dizer:

 - Está mais crescido. E era tudo. Nunca lhe dava um beijo, embora exigisse que ele lhe beijasse a mão.


Não era grande coisa como mãe. Nunca foi.

Site Meter