quarta-feira, julho 29, 2015

Assim

 Nasceu 

Portugal

(Domingos Amaral)



Episódio Nº 28











Coimbra, Julho de 1117


De todos os homens que conheci naquela época, Mem Ramires era certamente o mais bem sucedido com as mulheres, e talvez por isso lhe tínhamos inveja.

Hoje, tantos anos passados, já sou capaz de o reconhecer! As mulheres caíam-lhe aos pés, queriam-no, morriam por ele. Nunca vi nada assim.

No entanto, o seu charme e a tranquilidade sedutora não deixam de ser curiosos, e até inesperados num homem marcado pela tragédia desde a infância, que viu o pai morrer de uma forma brutal, coisa que naturalmente nunca esqueceu.

Graças a um Deus em que ele não acreditava mas existe, essa sinistra memória nunca o tornou um ser ressentido ou irrazoável. Continuou tranquilo e alegre.

Mem Martins era filho de um almocreve, um moçárabe de Santarém que fazia viagens na sua carroça entre Lisboa e Coimbra, comerciando com as gentes locais, levando empoleirado em cima dos sacos o filho, que sempre o acompanhava, pois Mem tinha apenas 12 anos, era órfão de mãe e o pai nunca o deixava sozinho em casa.

Por isso, “anda lá Mem, sobe para a carroça, vamos a Coimbra”, fora o que o pai dissera, e ele trepara, contente, para cima das sacas de trigo ou de arroz, da farinha ou de azeitonas, de tangerinas ou de alperces, de tremoços ou de açafrão, de mel ou de linhos, de queijadas ou de carnes.

Até patos e galinhas o pai transportava, mas como o cheiro dos excrementos lhe irritava o nariz, Mem afastava-se até ao fundo da carroça, para evitar um ataque de espirros.

O pai podia ser um bom almocreve, mas não era vidente, não podia ter adivinhado que se iriam cruzar com as tropas do califa.

Um grupo liderado por um tal Abu Zhakaria, um rapaz novo, nem vinte anos tinha, fino como um alho, cercou-os sem eles darem por isso, aproveitando umas elevações à beira da estrada.

Foram presos. Os guerreiros ficaram com o carregamento da carroça, embora Abu Zhakaria tivesse prometido ao almocreve que o compensariam, logo que se apoderassem de Coimbra.

Chegaram à cidade nessa mesma noite, junto com as tropas, e durante aqueles vinte dias, o pai transformou-se em cozinheiro, Abu Zhakarias descobrira que ele fazia boas açordas, bom escabeche e saborosas almôndegas, e obrigava-o a trabalhar a dobrar.

Apesar de exausto, o pai poupava Mem dos trabalhos mais pesados.

- Prometi à vossa mãe, no dia da morte dela, que ides chegar a homem inteiro! Não deixo que eles vos rebentem as costas à vergastada!

Para Mem, o pai era mais que um pai, era o seu único amigo.

Site Meter