terça-feira, julho 07, 2015

Igualmente Merência recorrera aos santos
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)




Episódio Nº 277


















Assim puderam recuperar a tempo parte da criação ameaçada de extermínio e objetos dados por perdidos.

Ajudavam galinhas a subir em goiabeiras e cajueiros, conduziam leitões e porcos para as encostas das colinas. Salvavam animais e arrecadavam utensílios sem a preocupação de saber a quem pertenciam: os donos se apressariam a reclamá-los quando a enchente declinasse. Se um dia tal milagre acontecesse.

Não seria por falta de rezas e promessas: a costureira Natalina que, para se abrigar em casa do Capitão, subira os escorregadios degraus da ladeira, enfrentando a torrente perigosa, levando na cabeça a máquina Singer, seu ganha-pão, prometera mundos e fundos a Santa Maria Auxiliadora dos Aflitos e iniciara ladainha, com pouco sucesso, é bem verdade.

Igualmente Merência recorrera aos santos implorando demência e misericórdia. Sem levar em conta os rogos das putas: devido ao peso dos pecados não alcançavam os céus, desfaziam-se nas águas da enchente com as palhas apodrecidas das choças.

Temente a Deus benquista nas alturas, Merência mereceu imediata resposta às suas preces. Na fulguração de uma tocha empunhada por Zé Luiz, viu passar entre os destroços, enroscada num tronco de árvore, a jibóia que habitava na olaria. Ao reconhecê-la, Merência se precipitou, conseguiu salvá-la, depositando-a nos galhos da jaqueira.

 Atravessara as águas revoltas com a cobra enrolada no busto volumoso: figura estapafúrdia, digna de ser vista, causava espanto e riso.

 Naquela noite de espavento, nos limites de Tocaia Grande, viu-se de um tudo, houve motivo para espanto e riso, para choro e desespero.

15

Dodô Peroba conteve-se no melhor da vadiagem, buscou
soltar-se de Ricardina quando escutou o pipoco do rio, tiro de canhão, ensurdecedor, barulho pavoroso, som de morte. A vaga derrubou a porta da casa de farinha, cobriu os corpos abraçados e os rolou no chão.

Dodô conseguiu pôr-se de pé, ajudou a apavorada Ricardina, saiu a ver. A água invadira os roçados, devorava o milharal. A doca ainda tentou retê-lo ali, em segurança. Mas ele a repeliu, desabrido, brusco, contrastando com seu feitio gentil e maneiroso.

Enfrentou o temporal, desconheceu a enchente, o pensamento posto nos passarinhos presos nas gaiolas:

- Me larga!

Chegou tarde demais, a barbearia deixara de existir, as gaiolas com os pássaros haviam soçobrado. Para que nem tudo fosse desolação e tristeza, para conter as lágrimas do amestrador de corrupiões e curiós, Guido recolhera das águas a cadeira de barbear e pousada nela, a rolinha fogo.


Site Meter