sexta-feira, junho 26, 2015

Assim Nasceu 

Portugal

(Domingos Amaral)







Episódio Nº 8









Zulmira ainda se recordava do harém de Ismail, dos núbios que esfregavam as costas de sua mãe, Zaida, em honra de quem dera o nome à sua segunda filha; dos mil criados que as cercavam, do brilho daquela vida faustosa.

Depois da felicidade curta e pacífica que vivera ao lado de Hixam, na serra Morena, regressar ao Azzaharat como mulher do wali Tazfin era a prova irrefutável de que o destino podia ser imprevisível e duro, mas um dia erguia-a de novo ao lugar a que tinha direito.

Que se calassem os invejosos! Ela era neta de Al-Mutamidi! Ela era filha de Ismail, antigo wali de Córdova! Ela era a mulher do actual governador, o wali Taxfin!

Ainda mais importante do que tudo isso, no passado ela casara com Hixam de Hish Abi Cherif de quem tivera duas filhas!

Fátima e Zaida eram as herdeiras dos árabes da Andaluzia, provenientes do Iémen e da Síria, que tinham erguido a mais fabulosa civilização que o mundo vira!

Os seus antepassados haviam construído setecentas mesquitas em Córdova, entre as quais a maior do mundo árabe, e tinham sido os arquitectos do Azzahrat, que a todos fascinava!

Haviam fundado bibliotecas com mais de cem mil livros e trazido prosperidade às cidades da Hispânia, criando uma cultura rica e aberta, onde até os judeus podiam viver livremente junto de árabes e cristãos!

Cem anos antes, Córdova fora o coração de uma maravilhosa época e Zulmira e as filhas representantes dessa glória perdida!

Sim, um dia reinariam em Córdova, mas Zulmira sabia que esse dia ainda não chegara.

Às portas de Coimbra, ainda não tinham poder político e força militar para se revoltarem contra o califa Ali Yusuf, ou para o matar. Era cedo.

Contudo era preciso saber ler as estrelas: esta súbita decisão de levantar o cerco e partir de Coimbra seria excelente para as suas ambições e deu marido, Taxfin.

O almorávida Ali Yusuf abandonava a cidade cristã sem a tomar e perdia prestígio e apoiantes. Fora esse o pensamento que tivera logo pela manhã, quando começaram os preparativos para a partida, e agora via aquela tremenda confusão a tomar conta do acampamento, Zulmira sentia um secreto contentamento dentro do seu coração.

Quanto mais balbúrdia, mais o califa Yusuf se perdia. Um dia, contar-se-iam histórias sobre o fiasco que fora a expedição almorávida a Coimbra!

Site Meter