quarta-feira, setembro 23, 2015

Como eu ia dizer não se só pensava em Vosmicê?
Tocaia Grande
(Jorge Amado)




Episódio Nº 344

















- Um sorriso entre as lágrimas, examinou os braços poeirentos do caminho, tocou os cabelos duros de sujeira, falou baixinho:

- Tou precisando de tomar um banho, tou horrorosa. Assim Mãe apareça, vou me lavar no rio.

Natário lhe disse onde Efigênia estava e o que fazia. Entre encabulada e atrevida, Sacramento anunciou:

- Entonces vou me banhar agora mesmo, antes dela chegar.

Tou imunda, tão feia que vosmicê nem repara em mim.

- Suja ou limpa, tu é bonita como quê. Se o Coronel não tivesse posto o olho em tu, quem ia lhe fazer mulher havia de ser eu.

- Possa ser. Como eu ia dizer não, se eu só pensava em Vosmicê?

Andou para a porta, passou junto a ele, os seios túrgidos tocaram o peito do Capitão. Com sua licença, Coronel: ele a seguiu no rumo do ribeirão.

8

Fuad Karan, na mesa do bar, saboreando o arak perfumado,
bebida predileta, sorriu para o Grão-Turco, o amigo Fadul Abdala, e declarou, enfático:

- Desabou sobre Itabuna, meu Fadul, um cataclisma sexual e vivemos sob seu signo. Atende pela poética e misteriosa invocação de Ludmila Gregorióvna Cytkynbaum, um verso, vês?

 - Repetiu elevando, num gesto declamatório, a mão aberta e a voz empostada e redonda: - Veio das taigas siberianas: Ludmila Gregorióvna Cytkynbaum!

Durante um segundo deteve-se a ouvir o eco da límpida pronúncia do nome altissonante, num evidente aplauso à própria voz:

- Já ouviste falar em mulher fatal, meu Fadul? Ludmila Gregorióvna é o espécime perfeito, é o protótipo, o paradigma da mulher fatal, e estamos todos acorrentados aos seus encantos, somos seus escravos, felizes em nossa escravidão.

Fuad Karan sorveu um gole de arak para temperar a garganta. O rosto irradiando profundo gozo intelectual, Fadul o acompanhou.

Embevecido, escutava o boa-vida, um de seus dois corifeus: o outro era Álvaro Faria e habitava em Ilhéus.

- Uma devoradora de homens, meu Grão-Turco. Escuros de preferência, quanto mais afro, mais lhe toca a psique e lhe humedece a vulva.

Pertence de direito mas não de fato ao nosso novo mestre e senhor, o doutor Boaventura Andrade Júnior, herdeiro do Reino Unido de Itabuna e Ilhéus.

Estamos no reinado de Boaventura II, o Alegre, sucessor de Boaventura I, o Pai-D’Égua.

Site Meter