quarta-feira, setembro 09, 2015

Coronel! Quilariá, Quilariô, o mundo se acabou
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)



Episódio Nº 333



















E naquela Véspera, quando se extinguisse o canto das pastoras e as lanternas, as armações do Boi e do Temeroso e o estandarte fossem recolhidos, o bombo bem guardado no depósito de cacau, então a harmónica e os cavaquinhos na certa iriam convocar os moradores do arraial e os forasteiros para o fovoco comemorativo da apresentação do reisado que se despedia:

Quilariô, quilariá
Quando eu morrer
O mundo pode se acabar

O reisado dançava no meio do povo, o povo dançava misturado com a figuração e a orquestra. No bombo, fazendo a marcação, Jãozé, de Maroim, nos cavaquinhos três estancianos: Gabriel, Tarcísio e Jardelino.

E a sanfona, quem a dedilhava? É fácil encontrar a chave da adivinha, aqui vai uma pista: tratava-se de alguém jamais ausente das alegrias e das aflições de Tocaia Grande.

Não era outro, e não poderia ser: tocando e dançando ao mesmo tempo, em meio ao rancho de pastoras, feliz da vida, Pedro Cigano, rapaz bonito, entoava o Canto da Despedida:

Quitariô, quilariá
A Estrela-D'Alva
quilareia lá no mar

Afastavam-se as lanternas do reisado, cruzaram com um cavaleiro que irrompia das trevas da noite: montado em pêlo, desatinado, vinha a galope, gritando pelo Capitão.

Ao chegar diante dele, num pulo abandonou a montaria e foi falando. Era o negro Espiridião:

- Natário! O Coronel estuporou! Morreu na minha vista, sem dizer aqui-del-rei. Esbugalhou os olhos, torceu a cara, entortou a boca e caiu de borco no assoalho.

- Falou de um fôlego, talvez querendo livrar-se da visão que trouxera nos olhos e no peito.

O coronel Boaventura Andrade caíra morto na vista de Espiridião que guardava a porta do quarto do patrão e chefe para defendê- lo de qualquer bandido pago por um inimigo para lhe fazer mal.

Espiridião não pudera enfrentar com o clavinote a congestão que estava de tocaia, esperando a hora.

Na distância, o pastoril cantava adeus:

Quilariô, quilariá
Quando eu morrer
O mundo pode se acabar
Quilariô, quilariá

Zilda rompeu-se num soluço. O capitão Natário da Fonseca, o rosto imóvel, carranca de pedra ou de madeira: com sua licença, que desgraça mais grande.

Coronel! Quilariá, quilariô, o mundo se acabou.

Site Meter