terça-feira, setembro 08, 2015

Para que a felicidade fosse geral...
Tocaia Grande
(Jorge Amado)

Episódio Nº 332






















Para dona Sinhá, ficou a carne da pá; a chã-de-dentro foi para José dos Santos; a tripa mais grossa para dona Coroca; a tripa gaiteira, como sempre sucede, coube às solteiras; o osso corredor quem o ganhou foi Lupiscínio e, a locê de parler, o Caboclo Gostosinho usando a língua franciú de Tição Abduim deu a partilha por terminada:

A tripa do eu
É de seu Fadu

Nunca se riu tanto e tão à la godaça em Tocaia Grande. Para que a felicidade fosse geral, todo o figurá cantou pedindo a ressurreição do Boi.

Quem mais pedia era a Besta-Fera, o Temeroso, o Jaraguá:

Levanta Janeiro, ei Boi
Dança no salão, ei Boi
Pra todo o povão, ei Boi

E o Boi ressuscitou, levantando-se num passo rebolado, Boi muito matreiro e sem-vergonha. Fez reverências aqui e acolá, investiu contra os moleques, correu com eles.

Ao Boi se juntaram o Caboclo Gostosinho, o palhaço Mateus, a Besta-Fera, as pastoras e os soldados que vieram de Estância e viraram jagunços em Tocaia Grande; à frente de todos a Senhorita Dona Deusa conduzindo, com justo orgulho, o estandarte do Reisado Grapiúna de Sia Leocádia Benvinda de Andrade.

Juntaram-se para cantar a jornada da despedida.

16

Não há bem que sempre dure: nem por ser lugar-comum deixa de ser verdade. O reisado se preparou para partir, as pastoras contaram as moedas a fim de saber que cordão iria ganhar o estandarte das mãos da Senhorita Dona Deusa, a neta Aracati de sia Leocádia. Dodô Peroba, barbeiro e professor de passarinhos, veio depositar um níquel de cruzado, ou seja, quatrocentos réis, no avental de Ricardina: a paixão dos desafios conduz a tais loucuras.

A um gesto de sia Leocádia a última jornada teve início:

Eu vou embora
Pra minha terra
Vou voltar meu pessoal

Ainda bem que no dia de amanhã teriam mais, a jornada foi a última da Véspera de Reis, mas a derradeira deveria ser somente no dia em que os Magos, Gaspar, Melquior e Baltazar, levaram ao menino-Deus nascido as oferendas de ouro, incenso e mirra.

Site Meter