segunda-feira, setembro 07, 2015

Meu Boi beirante morreu de quebrante
Tocaia Grande
(Jorge Amado)



Episódio Nº 331





















Riu com os dentes da carcaça do jumento, passou sebo nas canelas, pediu a ajuda do Capeta e sumiu no mundo.

Avisada pelo Caboclo Gostosinho, a Senhorita Dona Deusa entrou em cena e vendo Mateus ao lado do Boi, aflito, mandou prendê-lo, suspeitando fosse ele o matador.

 Mas as pastoras, que a tudo haviam assistido, proclamaram a inocência de Mateus e reclamaram sua liberdade:

Senhorita Dona Deusa
Venho lhe fazer um pedido
Me solte Mateus
Que ele é meu amigo

Evoluindo entre os cordões, empunhando vaidosa o invencível estandarte do reisado, Senhorita Dona Deusa fez ouvidos moucos à súplica das pastoras, mas elas não desistiram, buscaram novos argumentos, usaram a palavra amor:

Senhorita Dona Deusa
Venho lhe pedir um favor
Me solte Mateus
Que ele é o meu amor

Os olhos de Cleide postos em Zinho; os de Chica, em Balbino; a doca Ricardina com o olho são buscava Dodô Peroba, amestrador de passarinhos.

A Senhorita Dona Deusa, tocada pelo amor, atendeu por fim ao rogo das pastoras e colocou Mateus em liberdade:

Já tá solto, já tá solto
Já tá solto, já soltei


15

O lamento do Caboclo Gostosinho sobrevoou as colinas e o rio, ressoou no vale de Tocaia Grande e as pastoras o acompanharam em lamentosa cantilena:

Meu Boi beirante
Morreu de quebrante

Sinal de que o Caboclo Gostosinho e a Senhorita Dona Deusa iam iniciar a partilha do Boi, a jornada mais divertida do reisado, o povo se aproximou e cerrou fila diante do figura.

O Caboclo começou por oferecer ao capitão Natário da Fonseca a cabeça do Boi:

A cabeça do Boi
É de seu Capitão

A cada parte mencionada, correspondia o coro das pastoras:

Oi, iaiá, oi
O Boi que te dá

Chegou a vez da Senhorita Dona Deusa reverenciar seu Carlinhos Silva:

O pé do focinho
É do seu Carlinhos

Assim, pedaço a pedaço, o Caboclo Gostosinho e a Senhorita Dona Deusa repartiram o Boi.

Site Meter