sábado, outubro 10, 2015

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)

Episódio Nº 80                                                                              


















Os mouros ou os bandidos, assaltavam-nos e matavam-nos, e com o passar do tempo nasceu, entre os cavaleiros da cidade, a vontade de parar aqueles ignóbeis ataques.

- Havia algumas ordens em Jerusalém, mas nós fundámos uma nova.

Éramos devotos, bons combatentes, e não desejávamos riquezas, por isso rejeitávamos as benesses que nos ofereceram aquando do saque das aldeias da região.

Só queríamos servir a Cristo e vivíamos numa casta pobreza – relatou Gondomar.

Como símbolo, decidiram cobrir-se sempre com o manto branco, para serem facilmente reconhecidos, fosse pelos peregrinos, fosse pelos infiéis ou pelos salteadores. E tinham como casa o velho e santo templo do rei Salomão, sendo por isso chamados Cavaleiros do Templo ou Templários.

Temidos pelos adversários, amados pelos peregrinos, ganharam prestígio e adesões.

Nobres, infanções e homens do povo foram se juntando, foram-se juntando aos nove cavaleiros originais.

Décadas depois, a Ordem já era conhecida em Roma e nas abadias da Europa, e muitos começaram a defender que não devia apenas dedicar-se a Jerusalém, mas a combater os infiéis onde quer que eles estivessem.

Bernardo de Claraval desfraldou essa bandeira, e os cavaleiros da Ordem foram partindo da Terra Santa para lutarem noutros pontos da cristandade.

Nesse momento, Gondomar olhou para Afonso Henriques e declarou:

 - Vosso pai esteve duas vezes em Jerusalém, no Templo de Salomão. Admirava os que ajudavam os peregrinos e conheceu alguns de nós.

O príncipe estranhou:

 - O meu pai pertencia à vossa Ordem?

Gondomar abanou a cabeça, explicando que tal não era possível, pois a Ordem era apenas composta por homens castos, sem esposa ou filhos, totalmente dedicados a Cristo.

Além disso, só se formara depois da ida do conde Henrique à Terra Santa. Contudo, o pai de Afonso Henriques era muito estimado por lá, pois era conhecida a sua fama de grande guerreiro contra os mouros.

- Foi ele quem defendeu este condado! E queria retomar Lisboa e Santarém, que vosso bisavô Fernando havia conquistado mas que vosso avô, Afonso VI, perdeu para os serracenos!

Os reis de Castela e Leão têm sempre desejos diferentes dos vossos. Talvez o Condado devesse ser um reino independente...

Afonso Henriques ficou pensativo, e depois questionou-o:

 - Foi isso que haveis proposto a minha mãe?

Gondomar informou-o apenas que Dona Teresa já lhes destinara Soure para que a reconstruíssem e começassem a preparar o combate aos mouros abaixo do Mondego.

- Reconquistar Lisboa é tão importante quanto defender Jerusalém? – provocou Gonçalo.

Site Meter