quinta-feira, outubro 15, 2015

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)


Episódio Nº 84

















Naquela tarde, meu pai e meu tio não só desconheciam essas intenções da rainha, como não podiam discordar delas, pois guerrear os infiéis era sempre uma causa nobre para qualquer cristão.

- É para isso que me querem! Será um portucalense a unir Galiza e a preparar as campanhas no Sul!

Depois desta espampanante exclamação, Paio Soares encheu o peito de ar e endireitou-se, olhando atento, o horizonte, como se lá visse um grandioso palco onde era personagem fundamental.

Era por demais evidente que a morte da rainha Urraca, que em vida tanto o assustara, o libertara de um peso terrível e dos seus famosos terrores nocturnos.

Convicto, declarou:

- Podemos finalmente cumprir o sonho do conde Henrique, a quem sempre fui leal! Unimo-nos no Norte, como ele queria e combatemos no sul como ele fez!

Após uns instantes pensativos, meu pai suspirou, desalentado:

- Estais seduzido pelos cantos do Trava. Não vedes que nada disso irá acontecer? Dona Teresa quer-vos apenas para calar os portucalenses, mas não mandareis em nada, será Fernão a fazê-lo. É ele quem reina no coração da rainha. Sereis apenas um tolo útil.

Com a mão no punhal contendo a fúria, Paio Soares, rosnou:

- Só por respeito não vos desafio, não me ofendais mais!

Indiferente à ameaça, Ermígio lançou outra acha para aquela flamejante fogueira:

 - Quereis é a sobrinha do Trava, para vos dar finalmente um filho varão. Porém tens de pensar com a cabeça, não com a gaita!

O humor de Paio Soares, ao ouvir falar de Chamoa, mudou imediatamente e ficou de súbito animado e divertido.

- E que mal tem desejar uma bela mulher? Não sou o único a perder-me por uma bela galega!

Desdenhoso agoirou o futuro casamento do meu pai, dizendo que a bela Teresa de Celanova era tombada de amores por Raimundes!

Cuidado, Egas, que vos podem nascer na testa uns cornos reais!

Aguentando a estucada com galanteria, o meu pai ripostou:

 -Não sujeis a reputação imaculadas de uma dama solteira só para justificar uma reles traição!

Paio Soares deu uma sonora gargalhada.

 - Se a Celanova é virgem, Cristo vai descer hoje à terra!

Egas Moniz fez um esforço para conter a ira e, a seu lado o irmão Ermígio pôs fim à inútil polémica, alegando que Paio Soares estava perdido para o partido dos portucalenses, e que o arcebispo de Braga iria ser informado da sua infame reviravolta.


Site Meter