quinta-feira, novembro 19, 2015

Cavaco: não se come bolo-rei com a boca aberta
O Aníbal












No conforto dos lençóis de linho, apagadas as luzes, no silêncio do quarto, ouve-se distintamente a voz da Maria Cavaco:

 - Aníbal, acaba com esta espera! Não sei onde foste buscar esta mania de ouvires toda a gente para acabares por fazer só o que tens na cabeça. Fossem os tempos outros e ainda chamarias a Presidente do Sindicato das Criadas de Servir...
... já deste sinais suficientes para que todos percebam que esta indigitação do Costa com o apoio dos comunistas e daquelas miúdas convencidas, te dói mais na alma do que alguma coisa que já tenhas feito na vida, mas lembra-te que herdaste esta maldita Constituição que deveria dar-te muito mais poderes, a ti, que foste o português mais votado na história deste país...
... e mais..., não tens nada que te apontem naquela mal fadada história do 25 de Abril... não fosses tu, mais tarde, e tudo poderia ter sido muito pior para o país, mas não esperes agradecimentos... não fosse aquela atenção do Oliveira e Costa para contigo e a nossa filha, com as 250.000 acções que entre 2001 e 2003 renderam 100%, tudo na mais perfeita das transparências, tanto que até disseste que para serem mais honestos do que tu, tinham de nascer duas vezes...,  aquele, sim, foi dos poucos amigos que se lembrou de ti ...
... depois foram aquelas palavras infelizes..., nem sei o que te deu nesse dia..., Aníbal, para ires dizer a um jornalista no Porto, em 2012, que não recebias salário como PR, sabendo toda a gente que auferes a reforma que é superior e não podes acumular...
... ai, Aníbal, às vezes até parece que te passas... e como se isso não bastasse, em 2011, logo em Janeiro, foste “chorar” para os jornais, em Viana do Castelo, que tudo quanto recebes, somado não vai chegar para pagar as tuas despesas e que tens que trabalhar para mim porque a minha reforma de professora em Moçambique se perdeu e que não chega a 800 euros por mês.
... achas... Aníbal, que era necessário exagerar daquela maneira...
... olha, sabes que mais, já estou deserta que isto acabe... quantos anos passei ao teu lado em cerimónias e viagens... quantas viagens?! ... ainda hei-de pedir a um dos nossos assessores, para verem qual dos dois, tu ou o Soares – que sempre te detestou – deu mais passeios à custa dos contribuintes... mas uma coisa me posso gabar em relação à Maria Barroso: é que eu nunca tive que te ir ver à prisão e também, tenho quase a certeza, ela não foi ver as cidades subterrâneas da Capadócia, na Turquia...
... adorei, a mim faltava-me logo o ar, viver dentro daqueles buracos... sabes bem como eu sou, gosto de abrir as janelas da casa para entrar o ar...
... até te pedi para mandares levantar os muros da nossa casa da Coelha por causa dos mirones...
... mas agora chega de consultas, de ouvir pessoas... 
Aníbal, acorda Aníbal!... detesto que adormeças quando falo contigo.

Site Meter