quarta-feira, novembro 18, 2015

O que tu vês, Cavaco?...
O que nos espera?...









Temos um Presidente da República que de tão alinhado com a direita que sempre tem estado, derrotada esta agora no Parlamento, o homem nem sabe bem o que fazer.
Em concreto, temos um Passos Coelho em funções de gestão depois do seu governo ter sido derrubado por uma moção de rejeição apresentada pelo PS e votada favoravelmente pelos restantes partidos da esquerda, PCP e BE;
 -  um António Costa que tem tudo preparado para começar a governar com o apoio da maioria dos deputados e, entre os dois, um Presidente, meio perdido que anda a passear pela Madeira, nas tintas para o interesse do país e que, em jeito de provocação, vai dizendo que, no tempo dele, chegou a estar cinco meses em gestão... (mais uma desonestidade intelectual porque não se pode comparar o que é diferente)
Este homem, que sabe que em Janeiro do próximo ano, dentro de dois meses, e em definitivo, deixa a cena política por limite de idade - poderia ser por incompetência -  ao fim de tantos anos a liderar o país como 1º Ministro ou Presidente da República, de uma forma baça, suportado por um grupo de pessoas influentes, cujos interesses ele serviu, convenceu-se, não sei se por ingenuidade ou porque simplesmente conveio ao seu ego desmedido, que tal só poderia ter sido possível, porque os seus concidadãos lhe reconheceram, ao longo das décadas, extraordinárias capacidades de lucidez e inteligência política...
E como não pensar assim, se o povo jamais se engana quando, livremente, expressa o seu voto no mesmo sentido em várias eleições?
É desse convencimento que os portugueses podem estar prestes a ser vítimas, e isto num momento muito delicado em que a direita, perdido o poder no Parlamento, está disposta a tudo para o recuperar rapidamente.
Quem ouviu os discursos de dois ou três falcões na Assembleia da República, no dia em que foi votada a Moção de Rejeição do PS ao governo de Passos, só pode ter ficado preocupado.
A recusa do governo em aceitar a derrota parece estar a ser estimulada pelo Presidente que, percebe-se, não quer ir para a reforma depois de indigitar um governo maioritário de esquerda.
Será uma velhice amargurada...
Passos recuperou insidiosamente velhos valores da direita, chegando ao ponto de andar em campanha com um crucifixo na mão de forma a ser visto pelas câmaras de televisão mas, a sua verdadeira especialidade, é a chantagem, o medo e a mentira.
Apossou-se do poder com maioria absoluta aproveitando uma banca rota para a qual ele, na oposição, contribuiu, e fazendo promessas às quais logo faltou, usando mentiras e falinhas mansas.
Depois, com uma satisfação vingativa, levou tudo a eito: pensionistas, reformados, trabalhadores, pequenos empresários, começando a vender todas as empresas estratégicas do país fazendo-nos sentir a mais baixa auto-estima que alguma vez tivemos.
Praticamente, já não possuímos nada, a última foi agora a TAP: tudo andou para a mão dos chineses, da filha do Eduardo dos Santos, de Fundos que não sabemos de quem são... tudo para pagar uma dívida que continuou a crescer.
Agora, com tudo aparentemente definido, só resta o Cavaco deixar cair totalmente a máscara e atirar, literalmente falando, portugueses contra portugueses.

Site Meter