sábado, dezembro 19, 2015

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)

Episódio Nº 137





















De súbito, distinguiu ao longe nova nuvem de poeira. Vinha mais alguém pela estrada, a galope, mas os muçulmanos não o viram, pois uma pequena curva da estrada tapava-lhes a visão.

Mem percebeu que na barcaça já haviam avistado Ramiro. Pela mesma razão que os mouros não o haviam visto, também o filho de Paio Soares não os topara e mal fizesse a curva a galope ia chocar com eles.

Então, Mem decidiu arriscar. Colocou uma flecha no arco e duas entre os dentes. Depois, deu um salto para o chão, surpreendendo os sarracenos.

Aos pulos disparou a primeira flecha e depois rebolou para a direita, ajoelhou-se e disparou a segunda.

Os seus movimentos rápidos confundiram os adversários e um deles foi atingido. Mas os outros dois dispararam e falharam, e foi isso que salvou Mem, pois no momento em que os mouros não tinham flechas nos arcos, Ramiro apareceu nas costas deles.

Num instante, este compreendeu que tinha dois inimigos entre ele e a barcaça, e atirou uma flecha uma flecha que acertou nas costas do primeiro adversário.

O segundo ficou atarantado e, quando se virou para trás levou com o arco de Ramiro na cara e caiu desamparado. Ao tentar levantar-se foi trespassado por uma flecha de Mem.

Correram os dois para o rio, chamando a barcaça. Passado o perigo o barqueiro voltou a aproximar-se da margem, e Mem e Ramiro embarcaram, aproveitando para levar também os cavalos dos sarracenos.

Durante a travessia do Mondego, Ramiro relatou a Gondomar o que se passara em Soure: os coelhos desaparecidos, as suas desconfianças e depois o ataque dos mouros.

Infelizmente o Urso morrera, o Santinho encontrava-se mal e o Peida Gordo estava ferido.

Olhando para Mem acrescentou:

 - São os homens de que haveis falado. Vi o chefe deles, o tal Zhakaria.

Intrigado, o jovem almocreve perguntou:

 - Estava vestido de branco?

Ramiro diosse que não.

Tinha o manto azul-escuro dos almorávidas.

Surpreendido, Gondomar quis saber porque perguntava Mem se o mouro vinha de branco.

Então, o almocreve contou a todos o que se passara muitos anos antes, na margem oposta do Mondego, quando seu pai fora degolado à sua frente por um enorme guerreiro muçulmano vestido de branco.

Sabia que esse homem perigoso estava de volta e que só podia ser morto por um califa ou por um rei.

Desconfiado, Gondomar perguntou-lhe:

 - Quem vos revelou tal coisa?

Mem alegou que o ouvira em Santarém, mas Ramiro suspeitou que era mentira, embora não o tenha confrontado, pois devia-lhe a vida.

Gondomar recordou então que, na Terra Santa, ouvira ecos da seita de Alamut, onde um velho imã treinava jovens na arte da guerra e os usava para se infiltrarem na corte dos sultões inimigos.


Depois de matarem os seus alvos, esses homens matavam-se também e nunca eram presos. A lenda dizia que se vestiam sempre com uma túnica branca, usando apenas um cinto vermelho, e as pessoas haviam começado a chamar-lhes haschischins ou assassins. 

Site Meter