sábado, janeiro 09, 2016

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)

Episódio Nº 150






















Lúcido e com sangue frio, o príncipe mandou-a sentar num banco enquanto se afastava até à janela, colocando alguma distância física entre eles.

Ouviu-se um grito e Chamoa gemeu:

 - É ele, conheço a sua voz! Ó meu Deus acudi-me que fui apanhada!

Afonso Henriques tentou serená-la.

Deixai-me ser eu a falar.

Nesse instante a porta abriu-se de par em par, e um enfurecido Paio Soares entrou pela sala rugindo:

 - O que se passa aqui?

Levantando-se, Chamoa forçou um sorriso espantado

 - Meu marido, haveis chegado finalmente!

Paio Soares mirou-a, e depois ao príncipe e berrou.

 - O que estais a fazer sozinhos?

A rapariga fingiu-se pasmada com aquela pergunta e, piscando as pestanas, justificou-se:

 - Nada, apenas conversamos.

Atrás de Paio Soares haviam entrado Gomes Nunes de Pombeiro e Elvira. Aliviados ao verem que nada de anormal se passava, trocaram olhares cúmplices.

Contudo, o Mordomo-Mor deu dois passos na direcção do príncipe. Zangado e já com a mão na espada rosnou:

 - Como vos atreveis a chifrar-me?

Tranquilo, Afonso Henriques, retorquiu:

 - Acusais o príncipe de Portugal?

Paio Soares suspendeu o seu colérico balanço, mas manteve-se ríspido e perguntou:

 - Que conversais com minha mulher?

O príncipe acalmou-se um pouco. O marido de Chamoa recuara nas acusações e já admitia que se tratava apenas de um diálogo.

Intrometendo-se entre eles, Gomes Nunes de Pombeiro declarou:

 - A culpa foi minha! Pedi a Chamoa que falasse com o príncipe!

O Mordomo-Mor de Dona Teresa, de testa franzida, quis conhecer o motivo daquela estranha iniciativa paternal.

- Porque temo por Toronho! – reconheceu Gomes Nunes.

A seu lado Elvira acrescentou, dirigindo-se a Paio Soares:

- Sabeis o que se passou em Ricobayo! Toronho não está a salvo. Nem vós nem Dona Teresa conseguem proteger-nos!

Após um toque irritado à esposa de que não devia falar por ele, Gomes Nunes exclamou:

- Jamais prestarei vassalagem a Afonso VII! Só Afonso Henriques me pode proteger da fúria do rei! Vós não podeis!

Paio Soares, apesar de incomodado, compreendeu e aceitou aquelas explicações. Então, o príncipe dirigiu-se a ele:

- Prometi a vossa esposa que protegerei Tui. E pedi-lhe em troca para deixar minha mãe.

O marido de Chamoa ficou confundido pela inesperada proposta. Momentos depois, abanou a cabeça, chocado.

Ides fazer a guerra a vossa mãe e a vosso primo? É uma loucura! Com que tropas ides lutar? Com a curta guarnição de Guimarães?

Dirigindo-se de novo a Gomes Nunes, afirmou com convicção

Afonso VII deu-nos um ano. Confiai em mim!

Mirando a sua sogra, Elvira, continuou:

 - Confiai em vosso irmão Fernão! Chamoa é uma Trava, como vós! Toronho não será invadido pelo rei!

Depois, olhou para o príncipe e acrescentou:

- Um dia servir-vos-ei como servi vosso pai. Por agora sirvo vossa mãe e não a vou trair.

Foi tal a veemência com que falou que Gomes Nunes, Elvira e mesmo Chamoa pareceram acreditar finalmente que o Mordomo-Mor os podia proteger da ira régia.

Ainda encostado à parede, Afonso Henriques sorriu levemente. Então suspirou, começou a andar para a porta e, ao passar por Gomes Nunes disse:

 - Podeis contar comigo se necessitardes.

Sorriu pela última vez à sua amada e despediu-se.

 - Adeus Chamoa, estais mais bela do que nunca!


Em passada larga abandonou a sala, deixando a rapariga corada, Paio Soares enciumado e Gomes Nunes dividido entre duas lealdades.

Site Meter