quarta-feira, janeiro 20, 2016

Refinaria cobra para receber 


petróleo
   












«Tal como aconteceu nos depósitos, em que alguns bancos, nomeadamente na Suíça, começaram a cobrar para aceitar depósitos dos clientes, também já há refinarias a cobrar às produtoras para depositar petróleo. O valor da matéria-prima caiu tanto que há uma refinaria nos EUA que exige receber dinheiro para aceitar um tipo de petróleo mais pesado. A Flint Hills Resources LCC colocou no preçário um valor de -0,50 dólares por um barril de petróleo North Dakota Sour, indica a Bloomberg. A refinaria considera que não compensa pagar para receber este tipo de petróleo com menor qualidade.
Há dois anos a Flint Hills Resources pagava 47,60 dólares por este barril de crude. O valor caiu para os 13,50 dólares, em Janeiro de 2015, acompanhando a tendência dos barris de referência internacionais. Agora, a refinaria pretende receber 50 cêntimos de dólar das produtoras para aceitar este petróleo. Este tipo de crude do Dakota do Norte tem custos elevados de refinação, necessitando de equipamentos especiais para retirar os níveis elevados de enxofre, explica a agência de notícias.» [Jornal de Negócios]
   

Parecer:

Os países produtores de petróleo com menor qualidade ou cuja extracção implica maiores custos são os mais penalizados pela baixa dos preços. Estão melhor os países da Arábia Saudita cujo petróleo é de qualidade e  fácil extracção.

Não há fome que não dê em fartura...   

Site Meter