quarta-feira, fevereiro 10, 2016

Carnaval dos "caretos"

O Carnaval


 dos 


Tristes...
















A chuva, felizmente, poupou-nos a esse triste espectáculo que são os desfiles carnavalescos que se realizam numa série de cidades por esse país fora há uns anos a esta parte.

Com excepção de algumas manifestações carnavalescas, com mascarados, “coisas” antigas, com especiais significados que mergulham na noite dos tempos, lá para o norte do país, como o grupo de “caretos”, em Lazarim, Lamego, onde as máscaras são feitas em madeira por artesãos locais, o resto são manifestações recentes, das últimas dezenas de anos, mais ao estilo de imitação do que se vê lá fora, no carnaval do Rio de Janeiro.

São iniciativas apoiadas pelas Câmaras Municipais, oportunidades de negócio para alguns, que não têm nenhuma tradição entre nós.

Por isso, lhes chamo o carnaval dos tristes... o locutor de serviço da televisão estende o microfone, no estrito cumprimento do seu dever, à espectadora sentada, de lábios cerrados, já de rabo enregelado, à espera das meninas que vão desfilar sarcoteando o corpo, que mais não é do que uma maneira de tentar aquecer-se com o frio que faz.

Desculpem, mas isto de carnaval tem de ser de biquíni, naqueles sítios onde faz muito calor, como no Rio de Janeiro, e a dança lhes está na massa do sangue, ou nos outros, em que faz muito frio e os foliões são muito ricos para se poderem vestir com aqueles factos complicados, tipo Maria Antonieta.

Quando eu era pequenino, a minha mãe mascarava-me de pastor, com o cajado na mão, e levava-me ao fotógrafo para ficar registado no álbum de família.

Uns anitos mais tarde, comprava-me serpentinas, papelinhos e saquinhos, que ela própria fazia, e levava-me a mim e ao meu irmão, à matiné do cinema Éden, lá para cima, para o balcão, para podermos atirar tudo aquilo cá para baixo e ganharmos “a guerra”.

Era uma festa de crianças e para crianças, que se viam pela rua a passear pela mão dos pais, todas elas muito bem mascaradas mas nem todas com um ar muito feliz...

Depois, havia umas famílias mais abastadas que se permitiam dar ao luxo de fazer em suas casas umas festas, a que chamavam “assaltos”, oportunidade para convidar amigos e conhecidos... “coisas” de sociedade do pós 2ª G.G.

Desculpem, mais uma vez, mas estes desfiles carnavalescos, aqui entre nós, são um espectáculo de tristes... e carnaval sem calor, dança e alegria genuínas, transforma-se em qualquer coisa de mau gosto... uma anedota!

Abençoada chuva...

Site Meter