sábado, fevereiro 13, 2016

O adepto que sofre...

E o Benfica perdeu...
















A imprevisibilidade dos resultados é um dos grandes atractivos no futebol como, de resto, em qualquer outro jogo... por isso, se chama jogo. Não fosse essa incerteza e chamar-se-ia qualquer outra coisa, um concerto, por exemplo.

Ontem, mais de sessenta mil pessoas, numa noite desagradável, com chuva e vento, saíram do conforto das suas casas onde poderiam ver o espectáculo com direito a repetições e tudo e..., não foi pela beleza das jogadas, as estiradas dos guarda-redes, o inesperado das fintas...

Talvez tenha sido um pouco, mas fundamentalmente, a principal razão foi para vibrarem em directo, exultarem, sentirem a profunda felicidade da vitória, sim, porque não sendo eles os jogadores, é como se fossem.

Mais do que os seus representantes, são da sua família, clubista, é certo, mas tão importante como em tempos terá sido a sua tribo.

Mais que verem o espectáculo, eles querem sentir o ambiente, reconhecerem-se como companheiros irmanados na alegria da vitória que reconforta e faz esquecer a vida, chata, monótona, tristonha.

Ontem, mais do que em nenhum outro jogo, a vitória era o resultado esperado, cantado e anunciado de véspera, sobre um adversário com uma longa tradição de vitórias que era preciso vingar.

E assim começou por ser. Um quarto de hora passado do início do jogo e milhares de braços, num gesto coreografado, levantaram-se e outras tantas gargantas, em uníssono, gritaram: GOLO!...

E foi tudo. A partir daí, uma alegria que se esfuma, um entusiasmo que esmorece até morrer ao som do apito do árbitro para dar o jogo como terminado.

Os rostos fecham-se, as bocas calam-se, as mãos nos bolsos que a noite está fria, o capuz desce sobre a cabeça, aquela maldita chuva miudinha não passa, os olhos procuram o chão para fugir às poças de água... nada a fazer, é a tristeza da derrota. 

2 Comments:

Anonymous apostar betclic said...

Perdeu mas, dentro do possível, fez um bom jogo. E, mesmo sabendo que as vitórias morais não entram nas contas, é de referir que o Benfica foi um grande equipa em campo e que o resultado seria muito diferente caso no outro lado não estivesse um Casillas ainda maior...

fevereiro 16, 2016  
Blogger Joaquim Paula de Matos said...

O resultado, efectivamente, pareceu-me injusto mas em futebol só há uma avaliação que conta, a dos golos e a imprevisibilidade dos resultados é um dos grandes aliciantes dos jogos de futebol.

Sou do Sporting e o campeonato está perfeitamente relançado com esta vitória do Porto.

cumprimentos

P de Matos

fevereiro 19, 2016  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter