quarta-feira, fevereiro 24, 2016

Praia de Santana do Agreste
Tieta do Agreste
(Jorge Amado)

EPISÓDIO Nº 87




















Pode dizer que eu pago bem…


Ascânio sai em trote rápido em busca de Elieser. Terá de convencê-lo; em matéria de bom sujeito, Elieser é exemplo discutível, mas Ascânio tem prestígio.

Nada dirá sobre hotéis e asfalto, o outro pode considerar tais planos grave ameaça aos seus legítimos interesses. Ascânio já compreendeu que não se trata de simples visitantes ocasionais e sim de empresário estudando a possibilidade de inverter dinheiro grosso para fazer de Agreste o almejado centro turístico, projecto tantas vezes discutido na Agência dos Correios e Telégrafos.

Falta infra-estrutura dizia dona Carmosina. Falta alguém com dinheiro para estabelecê-la, o Município não tem condições, completava Ascânio. Pelo jeito, dinheiro ia sobrar.

Calados, sem tema de conversa, Osnar e seu Manuel sorriem bestamente para os estranhos. Não tarda Aminthas se junta a eles, interrompera um concerto dos Rolling Stones.

A rainha do planeta Vénus freta com o olhar os três humanos, um a um, e a cada um sorri em particular, a revelar que teria prazer enorme em dormir com ele – só com você, amorzinho, e mais ninguém no mundo. Osnar está em vias de perder o fôlego. Ascânio volta a tempo. Elieser passou directo para o pequeno ancoradouro onde a lancha espera.

- Thanks! Andiamo, bela, não temos muito tempo. Arrivederci…

Quantas línguas falam no espaço? Osnar se engasga em português. O marciano estende a mão, Aminthas ainda está em dúvida se ele desmunheca ou não.

- É melhor deixar o veículo na praça, ir a pé, o caminho é ruim. Eu os acompanham…

Todos acompanham, mesmo seu Manuel, o bar vazio.

- Quanta gentileza… - agradece Miss Vénus num gemido.

No caminho, Ascânio busca comprovação:

- Diga uma coisa… o senhor pretende estabelecer-se aqui?

- Quem sabe? Vai depender dos estudos… É possível.

- Com um hotel? Pode explorar-se a água mineral, não há melhor.

- Hotel? Também. Vai ser indispensável. Água? Talvez. Mas serão apenas inversões secundárias, diversificação de capital.


Água, depois pode-se pensar nisso.


Chegam ao ancoradouro. Projectos ambiciosos, reflecte Ascânio, grande empreendimento turístico, está na cara. Os seres magníficos embarcam na lancha, Elieser ao leme.

- Mais uma vez, merci, frère, Ciao! – acena adeus.

- Ascânio Trindade, secretário da prefeitura, às ordens.

- Secretário da prefeitura? E o prefeito, quem é?

- Doutor Mauritônio Dantas. Está enfermo, eu respondo pelo expediente. Qualquer coisa pode conversar comigo.

- OK, iremos conversar, com certeza. Brevemente e muito

A lancha parte, a da ruiva crina, da mecha platinada, lança um beijo, com o olhar se entrega; Elieser nem assim desamarra a cara. Ascânio Trindade sorri, parece um sonho: finalmente eles haviam desembarcado. 

Site Meter