terça-feira, abril 05, 2016

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)

Episódio Nº 232




















Surpreendida, esta cerrou os punhos, furiosa. Zulmira tentou acalmá-la, pegando-lhe no braço, mas a filha mais velha gritou:

 - Arrancava-vos a gaita com os dentes, maldito cristão!

Divertido, Afonso Henriques, soltou uma gargalhada. Vendo que ele não levava a mal a afronta, todos rimos também, excepto Mem.

Se o desejares, vamos a isso! - declarou o príncipe.

Notei no meu melhor amigo um atrevimento nada habitual. Talvez porque já haviam passado umas semanas desde a última vez que estivera com Elvira, cresciam-lhe os desejos masculinos.

Eu sentia o mesmo com saudades da minha Maria. Porém. Zulmira colocou um fim à polémica, afastando dali a filha mais velha e apenas Zaida ficou junto a nós.

Para meu espanto, reparei que o meu melhor amigo a apreciava também, mirando as suas formas redondas.

E vós, bela Zaida, recebeis visitas à noite? – perguntou.

A rapariga largou um risinho, mas logo fugiu seguindo a mãe e a irmã. A meu lado, Jean mantivera-se circunspecto, mas ouvi um imediato protesto.

- Ser príncipe dá-vos direito a passar a perna aos amigos? Quem vai filhar Zaida sou eu, há anos que lhe faço a corte! Até lhe prometi casamento e levá-la para Córdova! – exclamou Gonçalo.

Afonso Henriques riu-se mais uma vez.

E como ireis até lá?

Convicto, Gonçalo entusiasmou-se:

 - Na garupa do meu cavalo! E à noite monto-a!

Ri-me do convencimento dele, mas Mem mordeu os lábios, enciumado, e ainda mais preocupado ficou quando ouviu o príncipe exclamar:

 - Veremos de quem ela mais gosta.

A disputa pela mais nova das mouras estava a iniciar-se. Agora já não era só Gonçalo que a rondava, também o príncipe Afonso Henriques se interessava.

Tempos depois quando Mem me contou que Zaida lhe prometera que seria o seu primeiro homem, compreendi quanto crescera a sua aflição. Ainda por cima, o malicioso Ramiro denunciou as hábeis qualidades de sedutor que o almocreve evidenciava, tentando envergonhá-lo.

- Aqui o Mem é que sabe. Não só filha uma dama casada da cidade, sempre que o marido viaja, como já provou a mãe moura e a Zaida! – exclamou o templário.

Eu sabia que o almocreve era um virtuoso com o arco e as flechas, mas foi uma surpresa sabê-lo um conquistador de corações.

- É verdade? – perguntou o príncipe.

Mem encolheu os ombros, e olhou de soslaio para o bastardo de Paio Soares, resmungando:

- Julgava que os monges guerreiros não desejavam mulheres.
                                                                                              

Site Meter