sexta-feira, maio 13, 2016

Assim Nasceu Portugal

A Vitória do Imperador

A Profecia da Normanda




Episódio Nº 6















- E agora a desmiolada da Chamoa faz-me isto! Emprenha do primo quando finalmente se podia entregar a mim?

A sua voz enrouqueceu e a raiva foi mitigada por uma névoa de desilusão de desilusão, que tentou avançar com mais uma proclamação excessiva.

 - Não tenho sorte com as mulheres!

Eu não o contestei pois sabia que os seus desabafos magoados eram o fruto incómodo de uma aguda dor de corno que aos vinte e um anos se sobrepunha, naturalmente, à fina lucidez, mas Teresa de Celanova rebateu estes desanimados argumentos, apresentando uma razão religiosa.

 - Tendes de saber perdoar, príncipe, assim nos ensina Deus.

O seu pedido caiu em saco roto, pois o meu amigo recusou cumprir as leis terrenas da Providência e persistiu na sua teimosia acintosa.

Jamais ficarei com mulher usada por outro! – declarou, acrescentando um novo lamento – As mulheres só me causam sofrimento.

Cansado com a permanente repetição desta ladainha, o meu tio Ermígio Moniz tomou coragem para lhe recordar que, antes dele, muitos homens tinham passado por idênticos sofrimentos.

Olhai o meu caso, todas as mulheres que amei me morreram – recordou em voz solene.

Tal como meu pai, meu tio era um homem de média estatura, com os cabelos já acinzentados. Com mais de quarenta anos, nos seus olhos escuros e baços notava-se a desilusão dos tristes, embora o seu sorriso pacífico revelasse uma aceitação serena das agruras com que a vida o brindara.

A sua esposa acompanhara-o apenas dois anos e só a virgem Maria sabia o quanto chorara a sua prematura morte.

Vi, pelo canto do olho, meu pai confirmar com um aceno de cabeça. Os irmãos Moniz não só eram fisicamente parecidos, como partilhavam uma solidariedade pesarosa, pois a prematura viuvez de ambos era resultado de doenças inesperadas das respectivas mulheres.

Fiquei louco de tristeza – confessou meu tio – Pensei em morrer também, para me juntar a ela no céu.

Associei aquele pensamento lúgubre à partida súbita e fatal de sua filha Raimunda. Talvez esta tivesse herdado do pai a propensão pelos abismos negros, acrescentando-lhe a trágica vontade para executar um acto tão extremo que meu tio nunca tivera.

Só me curei com uma longa viagem. Andei três anos pelo mundo, como um sonâmbulo pela noite – contou ele.

No mesmo ano em que o conde Henrique morrera, tinha Afonso Henriques três anos e eu quatro, Ermígio Moniz partira para um demorado passeio que o levara primeiro por terras de Hispânia e depois pelos mares mediterrâneos.

A vossa prima foi o fruto dessa peregrinação. Trouxe-a no regresso e tentei educá-la, mas também ela se entregou a Deus.


Site Meter