sexta-feira, julho 22, 2016

O político do equilíbrio...
Não há duas sem três...

















Depois do Brexit, do Erdogran, na Turquia, só falta agora a eleição de Trump, nos EUA, que tudo põe em causa, incluindo a própria NATO, no fim do ano para o pacote das desgraças ficar completo.

O mundo que conhecemos parece que engatou em marcha atrás. A saída da Inglaterra da Comunidade Europeia provocou danos psicológicos em todos nós, mais não seja, pela alteração no status-quo que nos apanhou de surpresa. A Turquia, aqui ao lado, a caminho da instalação de uma ditadura islâmica pela mão do Sr. Erdogan.

Faltará, no fim do ano, a eleição de Trump para Presidente dos EUA, que eu espero, sinceramente, que não aconteça mas, se acontecer, será o “fim da macacada”.

A acrescentar a tudo isto, o domínio na Europa das políticas conservadoras lideradas pelo Sr. Shauble, da Alemanha, de que o Sr. Passos Coelho é fiel seguidor impondo políticas de austeridade económica que atingem, naturalmente, os mais frágeis, aqui no Sul, na margem Mediterrânea.

O pensamento socialista democrático, parece debater-se em agonia asfixiado pelas forças dominantes de direita das quais, a geringonça do nosso amigo António Costa, em quem votei, com apoio do PCP e Bloco de Esquerda, é uma experiência isolada.

Lá vai, no entanto, com a habilidade negocial que o caracteriza, conseguindo a confiança progressiva dos portugueses, negociando com Bruxelas, à direita e os partidos à esquerda que o apoiam, numa ginástica em que é perito, arriscando-se numas próximas eleições, a retirar Passos Coelho do lugar de líder do partido mais votado.

Passos Coelho não teria estes problemas. Da linha política de Cavaco Silva, o tal que sabia tudo e nunca se enganava, a sua grande preocupação, quase obsessão, é recuperar o poder que lhe foi retirado pela maioria dos deputados na Assembleia da República, e que ele considerou uma traição, um roubo, a ele, o líder partidário mais votado.

Seguidista da política de austeridade de Merkel e Shauble, faria uma política obediente, às ordens dos alemães, nunca hesitando entre elas e os interesses dos seus concidadãos mais pobres.

Lidera e liderará o PSD porque, efectivamente, as forças sociais conservadoras do país, gostam dele pela confiança que ele lhes dá, confiança que, António Costa, tem vindo a ganhar ultimamente pela sua ponderação equilíbrio e sensatez.

Falta-lhe ganhar as próximas eleições legislativas...

Site Meter