quarta-feira, julho 20, 2016

O Futuro do Homem 

















O futuro do homem no plano genético é muito pouco interessante pois não é provável que venham a acontecer grandes mudanças como as que ocorreram nos últimos 100.000 anos.

A força que muda a nossa biologia é a selecção natural que age através das diferenças entre a mortalidade e a fertilidade entre os indivíduos mas, como a medicina quase que aboliu a mortalidade antes da idade reprodutiva, se todas as famílias tiverem dois filhos e nenhuma mortalidade antes da procriação, a selecção natural, pura e simplesmente, desaparecerá por completo.

 As forças da evolução foram completamente mudadas pelos desenvolvimentos dos últimos 10.000 anos com a invenção da agricultura e a criação de animais e, como em todas as aplicações, pode haver efeitos colaterais nocivos cabendo ao homem direccioná-los.

Não há dúvidas de que os resultados alcançados pela agricultura e criação de animais permitiram ultrapassar uma crise, mas prepararam outras. Por exemplo, a pastagem indiscriminada de cabras, ovelhas e até de bovinos em ambientes secos e de solos frágeis determinou rapidamente uma transformação irreversível e o deserto do Sara foi e continua a ser uma consequência destes erros.

A Mesopotâmia foi em tempos de uma fertilidade lendária mas os terrenos foram vítimas da salinização devido a irrigações para fins agrícolas e o resultado foi, mais uma vez, a desertificação parcial. Da mesma forma, o uso militar do cavalo não podia ter tido outro efeito que não fosse a propagação da guerra numa revolução comparável à da invenção das armas de fogo.

Mas, no plano genético, a grande mudança que está para acontecer na espécie humana tem a ver com as migrações que conduzem a uma mestiçagem contínua e complexa. No final deste processo, se ele continuar, como tudo leva a crer, ter-se-à uma humanidade que, num determinado aspecto, apresentará menos diferenças entre os grupos à custa de uma maior diferença entre os indivíduos no seio de cada grupo.

Haverá, por isso, menos razões para o racismo o que será, em si mesmo, uma vantagem, mas resulta da simples observação que as taxas de reprodução são muito diferentes entre os vários grupos étnicos, Os europeus estão demogràficamente estacionários ou em perda, enquanto que a população de muitos dos países subdesenvolvidos ou em vias de desenvolvimento está a aumentar a um ritmo que nunca se viu.

 De acordo com os dados da ONU, no nosso planeta vivem 6,5 milhares de milhões de pessoas, e 75% delas em países subdesenvolvidos com menos de 2 dólares por dia. Considerando a década de 1995 a 2005 a variação da população registada nos diferentes continentes foi a seguinte: - 

Europa………………………………………… - O,36% - América do Norte (Canadá e EUA)… + 9,8% -América Latina…………………………… + 13,8% - África…………………………………………. + 20,4% - Ásia……………………………………………. +12,1% 


 Parece, pois, que os tipos louros e de pele clara estão a diminuir a frequência relativa num mundo que deve aprender a não se multiplicar e, por outro lado, parece indesmentível que a capacidade de controle da natalidade varia na razão inversa dos níveis de desenvolvimento, bem estar e educação dos povos.

 Mas o futuro cultural do homem está em pleno desenvolvimento e de certo irá acentuar-se nos tempos vindouros em consequência de uma verdadeira explosão tecnológica no sector das comunicações.

Uma parte importante deste desenvolvimento vem dos computadores que funcionam como uma extensão do nosso cérebro que ajuda a memória e a nossa capacidade de efectuar cálculos numéricos. Em todo o caso, a comunicação entre os indivíduos está limitada, como no tempo do paleolítico, pelas barreiras linguísticas muito tenazes entre as sociedades humanas.

 A tendência geral é para a diminuição do número de línguas faladas, muitas em extinção, e para o aumento de pessoas capazes de falarem correntemente, para além da língua materna, pelo menos uma das línguas mais comuns. A língua mais falada no mundo é o Chinês, mais de mil milhões de pessoas, e a seguir o inglês com a particularidade de que mais de um terço das pessoas que o falam fazem-no como segunda língua ou língua estrangeira aprendida. Seguem-se as línguas espanhola, o Hindu, falada por 70% dos indianos, e em igual posição, o Árabe, o Bengali e o Russo. Talvez o computador venha a tornar mais fácil no futuro a tradução mas, por enquanto, ainda estamos longe. 

 Contudo, as dificuldades de comunicação não constituem o problema mais grave do mundo, outros existem, de natureza social, bem piores, como sejam: 

 - O número de pessoas vivendo abaixo do nível de pobreza, a ignorância, o crescimento demasiado rápido das populações, o racismo, o abuso das drogas e mais recentemente o terrorismo. Muitos destes problemas correlacionam-se e interagem agravando os resultados e dificultando as soluções.

O fortíssimo aumento demográfico nos países mais pobres é uma consequência de descobertas médicas que reduziram drasticamente a mortalidade infantil sem que tenha havido uma diminuição dos nascimentos que compensasse. 

Os programas sociais foram desadequados e estão na origem de profundos desequilíbrios e sofrimentos. A única esperança reside na educação e aqui os modernos meios de comunicação abrem grandes possibilidades mas ainda estamos longe de os saber utilizar de modo eficaz e com objectivo educativo.

As religiões, infelizmente, também se esquecem muitas vezes da sua missão de paz social, transformando-se em adeptas de extremismos preocupantes.

É muito provável que a causa mais importante do actual mal estar seja precisamente o crescimento demográfico excessivo em muitas partes do mundo mas poucas são as religiões que se preocupam com isso, também porque consideram que dar apoio a campanhas de controle dos nascimentos poderia constituir um perigo contra os seus próprios interesses.

Em certo sentido, várias religiões e outras entidades que têm papel fundamental na sociedade humana, mostram uma confiança excessiva numa forma de “darwinismo social” que o próprio Darwin nunca aceitou.

Pensar que as relações sociais podem ser entendidas como uma forma de selecção natural numa luta de vida ou de morte é uma visão apocalíptica que poderá ter a ver com a luta pela sobrevivência entre presa e predador mas não para uma competição entre indivíduos da mesma espécie em que a selecção natural gera facilmente comportamentos corporativos e altruístas.

Mas, atenção, esse risco de competição não será importante se a densidade populacional não for excessiva e, neste aspecto, o comportamento reprodutivo na Europa está francamente em descida mas o resto do mundo tem de seguir rapidamente o exemplo.

É tarefa de toda a humanidade prevenir os desenvolvimentos perigosos que possam derivar das suas potencialidades económicas, tecnológicas e do conhecimento porque só aprendendo a prever é que é possível gerar medidas de controlo que as possam evitar.

Estamos a chegar a um ponto em que nos apetece pedir à humanidade que pare um pouco para pensar… porque nos sentimos apreensivos, porque já andámos muito nesta longa caminhada de tantos milhares de anos, porque já alcançamos tantas coisas e obtivemos tantas vitórias no que se refere ao respeito que nos é devido por nós próprios e, no entanto, olhamos para os jornais e muitas coisas que lá vemos reconduzem-nos ao ponto zero e outras fazem-nos recuar centenas de anos.

 Ao longo do processo evolutivo desenvolvemos características que nos permitiram uma vitória improvável na luta pela sobrevivência. Como prémio, ganhamos há dez mil anos, o direito a enveredar por uma nova fase no nosso percurso de vida que nos abriu perspectivas surpreendentes mas recheadas de perigos e armadilhas e à medida que caminhamos para a aldeia global os desafios apenas adquirem uma cada vez maior dimensão.

Do passado distante sentimos a nostalgia do “espírito” da tribo que nos dava a segurança de fazermos parte integrante de um grupo que era, também ele, a nossa própria razão de ser sem o qual, a nossa vida, não só era impossível como impensável.

Hoje estamos mais sós, mais entregues a nós próprios, a tribo já não existe substituída que foi por uma sociedade tão complexa que em muitos aspectos a deixámos de compreender.

Temos um passado que é uma fonte de ensinamentos, conhecimentos científicos que eram impensáveis há meia dúzia de anos e, no entanto, repetimos, no plano social e político, erros de criança permanentemente desatenta.

Impõe-se uma tomada de consciência colectiva sobre tudo aquilo que já conseguimos e é consensual no mundo, servido por uma determinação assente em organizações de âmbito mundial com força e prestígio indiscutíveis.

 O mundo tem que ser regulado e posto ao serviço dos valores da cidadania e sobre esses valores já ninguém tem dúvidas, o que existe são fragilidades intrínsecas ao próprio homem na sua implantação.

Por vezes julgamos que estamos próximos…quase que lá chegámos…pelo menos estamos no bom caminho… mas é mais a nossa boa vontade… porque não conseguimos deixar de sentir que o desalinho na nossa caminhada para o futuro traduz-se num grau de incerteza e de ansiedade.

Será que é possível reencontrar o “espírito” da tribo no mundo global?

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