quarta-feira, julho 20, 2016

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)


Episódio Nº 46


















Tui, Dezembro de 1132




No cruzamento da estrada que vinha de Compostela, Mem Tougues esperou que seu tio, Fernão Peres de Trava, se lhe reunisse enquanto tentava afastar o desconforto que sentia ao aproximar-se de Tui.

Tal como no ano anterior, fora convidado por Elvira Peres de Trava para passar o Natal em família. Mas um ano de desilusões desencantara-o e temia um reencontro desconsolado, como as últimas visitas.

Longe iam as carícias com que, no ano anterior, Chamoa o brindara. Mem Tougues amava a prima e, quando ela o convidara a entrar na sua cama rejubilara.

Contudo, aquela noite natalícia, não fora o princípio de um grande enamoramento, mas apenas a primeira das três míseras vezes que a prima se entregou a ele.

Chamoa acedeu às suas visitas, de dois 3em dois meses e, agradecido e fascinado, Mem Tougues regressava a Tui em inícios de Março e em fins de Maio, ocasiões que ainda a teve.

Porém, as coisas mudaram com a chegada do verão. Da terceira vez que a visitou, em Julho, Chamoa alegou um impedimento físico. Não queria ter mais filhos, quatro rapazes era o suficiente e o Tougues, sempre dócil, aceitara com submissão aquela primeira rejeição.

Só à quarta visita, em Setembro e perante nova nega, percebeu, finalmente que não estavam a caminho de uma união sólida.

Enervado, queixara-se a Gomes Nunes e a Elvira Peres de Trava, insinuando que Chamoa não podia continuar a fantasiar com uma reconciliação com o príncipe de Portugal, que acabara de ser pai de uma menina, filha de Elvira Gualter.

O pacato Gomes Nunes, como sempre, encolheu os ombros e continuara a brincar com os quatro netos. Já Elvira Peres de Trava, a anafada mãe de Chamoa, cuja alma urdia mais em intrigas do que as suas mãos produziam cozinhados, aconselhava-o em surdina:

 - Deixai-a arder em ciúmes, vereis que vos abrirá as pernas.

Mas a crença de que Chamoa se perturbaria com a notícia de que Afonso Henriques emprenhara outra mulher revelara-se infundada.

Tenho três filhos de Paio Soares e um vosso e nunca deixei de amar o príncipe de Portugal! - exclamava minha cunhada.

Portanto, a esterilidade das visitas de Tougues a Tui mantivera-se também em Setembro e em Dezembro, razão pela qual ele estava agora ansioso. E quando seu tio Fernão Peres, o cumprimentou, a incomodidade cresceu, pois este zombou-o:

 - Ó tolo sobrinho, já não sois capaz de domar vossa prima?

O Tougues não lhe ripostou, pois tivera um mau pressentimento ao ver, uns poucos metros atrás, um velho a cavalo, de olhar frio e firme.

Assustado, perguntou quem era aquele desconhecido.


- É meu servo, homem da minha confiança – esclareceu o Trava.

Site Meter